Notícias

Convênio entre IAESTE e IFSudesteMG prevê 20 novas bolsas para intercambistas estrangeiros

O Câmpus Juiz de Fora sediou nesta terça-feira (23/10) o I Seminário de Internacionalização do IF Sudeste MG. O evento contou com mais de 300 alunos dos 27 cursos de graduação da Instituição. Apesar de ser voltado para estudantes dos cursos de graduação, o I Seminário de Internacionalização também chamou a atenção de estudantes mais jovens. As alunas do curso Técnico em Eletromecânica do Câmpus Juiz de Fora, Andressa Alves (17) e Laís Lopes (16), fizeram questão de assistir as palestras. “Quis participar do encontro para entender como funciona e o que devemos fazer para conseguir estudar fora do país. Acho que conhecer outras culturas é essencial para o desenvolvimento acadêmico e também social”, explica Laís. “Tenho muita vontade de fazer intercâmbio. Esse desejo aumentou depois que passamos a ter algumas aulas com um intercambista da Califórnia. Se pudesse escolher, eu iria estudar nos Estados Unidos”, comenta Andressa.

O Assessor de Relações Internacionais, Wagner Belo, confirma a necessidade de incentivar os estudantes que desejam conhecer outra cultura e aprimorar os estudos no exterior. “Em favor da pouca idade, é natural que muitos não saibam como fazer para se manter na ausência dos pais. Por isso, é muito válido desenvolver o interesse e também orientá-los sobre o que é preciso para ser selecionado num programa de estudos fora do país, como comprometimento com a Instituição e o bom rendimento acadêmico”, destaca.

Com o objetivo de motivar os estudantes, a programação expôs as oportunidades de formação acadêmica e também as possibilidades existentes com os programas profissionais de estágio fora do Brasil. Dentre as convidadas externas, o evento contou com a presença da gestora do Programa IAESTE da ABIPE, Paula Semer Prado, que apresentou aos estudantes possibilidades de desenvolvimento de práticas profissionais em empresas e instituições do exterior através de um convênio firmado com o IFSudesteMG e que pretende fomentar ainda mais a inserção dos estudantes dentro do contexto da internacionalização. O convênio prevê 20 novas bolsas para intercambistas estrangeiros. A apresentação despertou grande interesse do público presente e, como conta a estudante Viviane Cairus, estudante do curso de engenharia mecatrônica do Câmpus Juiz de Fora, "o evento também se preocupou em nos apresentar outras opções além daquelas que já sabíamos que estavam disponíveis e isso é fundamental para que saibamos que podemos melhorar nossa formação tanto pelo lado acadêmico, como pelo profissional".

A tarde terminou com a apresentação de exemplos bem sucedidos de alunos da Instituição que já estão em outros países. Ao final da programação, os participantes tiveram a oportunidade de conversar, através do programa skype, com os estudantes Gustavo Silveira (Lisboa), Lindomar Matos (Itália) e Ailla Tavares (Canadá). Durante a conversa, os intercambistas puderam tirar dúvidas e contar as experiências vividas fora do Brasil utilizando o recurso de webcam disponível no software.

Veja Também: