Nossos Apoiadores

IFSudesteMG

IFSudesteMG

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) é o setor do IF Sudeste MG que tem como função institucional promover a integralização de professores, alunos e servidores no cenário internacional, viabilizando a realização de intercâmbios, fomentando a mobilidade dos intercambistas e estimulando desenvolvimento de pesquisas no âmbito internacional, através de parcerias firmadas entre nosso Instituto e instituições de outros países. A ARI fora instituída pela Lei 11.892 de 28 de dezembro de 2008, e no IF Sudeste MG a atividade está diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, como uma das ações estratégicas institucionais.

Os Institutos Federais surgiram com uma proposta de fortalecer e inovar a estrutura acadêmica do nosso país, executando um projeto de ensino voltado para solidificar áreas que não estavam sendo completamente atendidas pelas tradicionais universidades, devido ao novo posicionamento do Brasil perante a comunidade internacional.

Atualmente, nosso país se tornou um dos expoentes no cenário internacional, sendo palco de eventos importantes, como Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, entre outros. Dentro desse contexto, a ARI se demonstra uma peça fundamental em nosso instituto, servindo como mola propulsora para que todos, alunos, professores, servidores, que pertençam ao IF Sudeste MG, possam ser inseridos no processo de internacionalização, potencializando a importância do nosso instituto no âmbito nacional, como instituição de excelência na formação acadêmica e divulgando nossa marca em um contexto externo.

Contatos:
(+55 32) 3257-4164 / 3257-4165 / 8453-1944
internacional@ifsudestemg.edu.br
www.ifsudestemg.edu.br/internacional

Brasil Júnior

Brasil Júnior

Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores - tem como finalidades representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. Ela é formada atualmente por 13 federações, e 154 empresas juniores espalhadas por todo Brasil.

http://www.brasiljunior.org.br
CI

CI

Em uma atitude visionária e pioneira, um dos sócio-fundadores da CI trouxe o programa IAESTE para o Brasil, no início dos anos 80. Durante muitos anos, a então chamada Central de Intercâmbio foi quem cuidou do gerenciamento do programa, abrindo portas para estudantes estrangeiros em diversas instituições de ensino e empresas, fomentando a prática do intercâmbio num universo que não oferecia muitas possibilidades de vivência no exterior como nos dias de hoje. A CI cresceu muito ao longo dos anos, ampliou suas atividades e, numa decisão ética e estratégica, transferiu a gestão do programa IAESTE para a ABIPE em 2007. Atualmente a CI atua como a maior patrocinadora da ABIPE e devido a sua extensa capilaridade, sua rede de mais de 60 lojas funciona como ponto de apoio e atendimento aos programas IAESTE e Casa de Família. Estudantes, empresas e instituições de ensino podem contar com o suporte oferecido pelos mais de 400 consultores espalhadas nas cinco regiões do país.

http://www.ci.com.br
DAAD

DAAD

O DAAD é uma organização promotora de intercâmbios acadêmicos e científicos. É a maior organização do mundo para financiamento e mobilidade científica. O DAAD representa 240 universidades e instituições de ensino superior alemãs. Atualmente, o DAAD no Brasil está representado por um escritório regional no Rio de Janeiro, um centro de informações em São Paulo, professores visitantes em sete universidades federais no Brasil (Lektoren) e uma Cátedra Martius também em São Paulo.


O DAAD coordena programas de bolsas de estudos, entre outras, em conjunto com CAPES e CNPq, além de prestar atendimento aos interessados em estudar e pesquisar na Alemanha.


Escritório Regional do Rio de Janeiro
Rua Professor Alfredo Gomes 37, Botafogo
22251?080 – Rio De Janeiro – RJ – Brasil
Tel.: +55 (21) 2553 3296
E?mail: info@daad.org.br


Atendimento em dois escritórios em São Paulo:
Centro de Informação do DAAD no DWIH
Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo
Chácara Santo Antônio
04719?094 – São Paulo –SP – Brasil
Tel.: +55 (11) 5189 8302

Centro de Informação do DAAD no Goethe?Institut
Rua Lisboa, 974 – Pinheiros
05413?001 – São Paulo – SP – Brasil
Tel.: +55 (11) 3061 5331
daad_sao_paulo@daad.org.br

www.daad.org.br
www.facebook.com/DAADBrasil

http://rio.daad.de
British Council

British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resultem em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Direitos Humanos. O British Council está presente em 223 cidades e 109 países. Seus principais parceiros incluem governos, organizações não-governamentais e instituições privadas. O British Council é uma organização apolítica que trabalha com o governo britânico e busca promover oportunidades iguais a todos.

http://www.britishcouncil.org
SPCVB

SPCVB

Primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPCVB é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente mais de 766 associados-mantenedores, que representam todos os segmentos do trade turístico paulistano. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes em São Paulo e o aumento de sua estadia em nossa cidade, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo na capital. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias público-privadas e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.

A sede do SPCVB fica na Alameda Ribeirão Preto, 130 - 12º andar - Conj. 121 (próxima à Avenida Paulista) – CEP 01331-000 – São Paulo – SP, Brasil, telefone (11) 3736-0600.

Desfrute dos descontos, dicas e benefícios da cidade que é tudo de bom: www.beneficiosp.com.br

http://www.visitesaopaulo.com
CEFET MG

CEFET MG

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de ensino médio, ensino técnico, graduação, pós-graduação stricto sensu e lato sensu, contemplando também, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2008 a Unidade do CEFET-MG em Belo Horizonte obteve média de 70,46 e entrou na lista das 20 melhores escolas públicas do Brasil, em 20º lugar. Em 2009, segundo o INEP, Campus do CEFET-MG em Belo Horizonte está entre as quatro melhores escolas públicas em Minas Gerais, no ranking de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009. Na classificação geral por estado, quando são comparadas com as notas obtidas pelos alunos da rede particular e pública, o Campus em Belo Horizonte aparece em 15º lugar. O ranking das 20 melhores escolas públicas de Minas (2009) traz ainda o Campus Divinópolis (8º), Leopoldina (12º), e Araxá (EMR: 16º e EJA: 17º).

http://www.cefetmg.br
FAACZ

FAACZ

Mantida pela Fundação São João Batista, a FACULDADE DE ARACRUZ – FAACZ é uma Instituição de Ensino Superior que consolida, de forma gradual, seu reconhecimento no panorama universitário brasileiro.

Estabelecida no município de Aracruz, Centro-Norte do estado do Espírito Santo, a FAACZ, ademais da perene preocupação pelo alcance de indicadores máximos na qualidade dos serviços que oferece à comunidade que lhe freqüenta, sobreleva o exercício da ação institucional celebrado de maneira eqüitativa, com a participação e colaboração ativa de todos os segmentos que perfazem a entidade como um organismo único.

No auge da maioridade, a Faculdade de Aracruz concentra uma história de quase duas décadas de tradição e referencial que hoje lhe permitem promover uma educação superior de qualidade diferenciada que possibilite a formação de profissionais aptos à transformação de saberes, engajados com o meio e comprometidos com desenvolvimento da pessoa humana.

http://www.faacz.com.br
INATEL

INATEL

O Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) é uma instituição dedicada à formação de profissionais no setor de Telecomunicações. Está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, região considerada o vale do silício brasileiro (ou Vale da Eletrônica, como é chamado na região).

Fundado em 1965, o INATEL é pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações no Brasil. Com o lema de “Formar o Homem para a Engenharia", trabalha para a formação técnica e humanística de seus alunos.

Além de graduação em Engenharia elétrica (Eletrônica e telecomunicações) e Engenharia da computação, oferece ainda especialização em Engenharia de redes e sistemas de telecomunicações, Engenharia biomédica e especialização em Sistemas de TV digital, primeiro curso lançado no país, além do curso de mestrado em Telecomunicações.

http://www.inatel.br
PUC MG

PUC MG

No mapa de Minas Gerais, a Pontifícia Universidade Católica está presente em importantes regiões do Estado, através de uma estrutura multicampi composta por mais de uma centena de prédios, que abrigam laboratórios, bibliotecas, museu, canal de TV, oficina de teatro, ensino a distância, salas multimídia, teatros, auditórios, hospitais veterinários, clínicas de fisioterapia, odontologia e psicologia, além de outros equipamentos dotados com modernos recursos tecnológicos e pedagógicos.

A comunidade acadêmica da PUC Minas reúne 56.751 estudantes (47.281 na graduação, 8.182 da especialização, 1.097 no mestrado e 191 no doutorado), 2.312 professores e 1.682 funcionários, espalhados pelos seus campi/unidades. São 56 cursos de graduação, 17 programas de mestrado e seis de doutorado, além de 287 cursos de especialização (entre os de aperfeiçoamento e extensão do Prepes, IEC e de ensino a distância).

A PUC Minas está presente em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel),  Betim, Contagem, Poços de Caldas (Sul), Arcos (Centro-Oeste), Serro (Alto Jequitinhonha) e Guanhães.

http://www.pucminas.br
UFGD

UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma instituição pública que se localiza na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Foi classificada pelo MEC através do Índice Geral de Cursos como a melhor universidade do estado de Mato Grosso do Sul em seu terceiro ano consecutivo (2007, 2008 e 2009) e como a terceira melhor da região Centro-Oeste atrás da apenas da UnB e UFG, isso tudo com menos de 5 anos de autonomia.

Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados da UFMS, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sociais (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.

http://www.ufgd.edu.br
UFOP

UFOP

  A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi instituída como Fundação de Direito Público em 21 de agosto de 1969, incorporando duas instituições de ensino superior centenárias: a Escola de Farmácia e a Escola de Minas. Conciliando tradição e modernidade, a Universidade Federal de Ouro Preto expandiu-se com a criação de unidades acadêmicas e com a implantação de cursos. A UFOP oferece 28 cursos de graduação, contando com 22 departamentos e 7 unidades acadêmicas, entre as quais o Centro de Educação Aberta e a Distância, que atualmente ministra o curso de Licenciatura em Educação Básica – Anos Iniciais e o curso de Especialização – Formação de Orientadores Acadêmicos para EAD, atuando em 13 pólos, em convênios com prefeituras municipais.

http://www.ufop.br
UFRRJ

UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma centenária universidade brasileira localizada no município de Seropédica no km 7 da BR-465, Rio de Janeiro. É a universidade com o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131346 metros quadrados de área construída. Historicamente é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país.

http://www.ufrrj.br
UFV

UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma universidade pública brasileira, com sua sede localizada na cidade de Viçosa, no estado de Minas Gerais. É um centro reconhecido principalmente pelas ciências agrárias e ciências exatas, reconhecida pelo MEC como a 7ª melhor universidade do Brasil baseando-se na prova do ENADE de 2009.

A UFV é considerada uma das melhores universidades no campo científico brasileiro, com excelência em vários campos do conhecimento, não destacando-se somente na área de ciências agrárias, mas também nas ciências exatas, biológicas e humanas.

É considerada uma das melhores universidades do Brasil, sendo que no Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC) feita pelo Ministério da Educação em 2008 foi eleita a 3ª melhor do Brasil e a 1ª de Minas.

A UFV tem contado com o trabalho de professores e pesquisadores estrangeiros de renome na comunidade científica, que colaboram com o seu corpo docente, ao mesmo tempo em que executa um programa de treinamento que mantém diversos profissionais se especializando no Exterior e no País. Nesse particular, a UFV uma das instituições brasileiras com índices mais elevados de pessoal docente com qualificação em nível de pós-graduação.

A Universidade tem inúmeros motivos para se orgulhar de seu passado e presente de trabalho, sacrifícios e êxitos e, por isso, sente-se forte e preparada para o futuro, pronta a oferecer soluções que efetivamente colaborem para que o Brasil enfrente, com segurança e dignidade, todas as condições adversas que se antevêem na conjuntura mundial.

http://www.ufv.br/
UNESC

UNESC

Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) é uma universidade comunitária, localizada no município de Criciúma, no sul de Santa Catarina. Atua através do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. Foi a primeira instituição de nível superior a ser implantada no sul do estado de Santa Catarina. O atual reitor da Unesc é o professor doutor Gildo Volpato, e o vice-reitor, o professor doutor Márcio Antônio Fiori, eleitos em 2009 pela comunidade acadêmica.

A Unesc entende que a pesquisa é uma dimensão fundamental nas universidades. Por isso, direciona várias ações para estimular e desenvolver a pesquisa nos vários níveis de sua atuação. Tanto que a universidade foi a primeira colocada no Ranking Ibero-Americano 2010 de publicação científica entre as universidades catarinenses não estatais, ficando atrás apenas da Federal de Santa Catarina UFSC e Estadual de Santa Catarina Udesc, e figurando em 71º entre as 109 instituições brasileiras citadas no ranking.

Além da sede na cidade de Criciúma, a Unesc possui extensão em Araranguá, Turvo, Orleans e Urussanga, e presta serviços a toda a região sul de Santa Catarina e à faixa litorânea do norte do Rio Grande do Sul.

http://www.unesc.net
UNESP

UNESP

A UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Sua estrutura multicâmpus está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo, sendo 21 no Interior; um na Capital do Estado, São Paulo; e um em São Vicente – o primeiro de uma universidade pública no Litoral Paulista.

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em vá­rias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 32 unidades, que oferecem 168 opções de cursos de graduação em 64 profissões de nível superior, que formam, por ano, 6 mil novos profissionais e são responsáveis por 115 programas, que oferecem 110 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 91 doutorados acadêmicos.

Após o convênio assinado com a ABIPE em 2009, a UNESP oferece 100 bolsas de estágios anualmente para estudantes estrangeiros participantes do programa IAESTE.

http://www.unesp.br
UNICAMP

UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Insere-se, junto com UNESP e USP, como uma das três universidades públicas de ensino gratuito do Estado de São Paulo. Com renomada reputação, é considerada uma das melhores instituições do país, levando-se em conta ensino, pesquisa e extensão.

Criada por decreto-lei, em 1962, e inaugurada, oficialmente, em 1966, a Universidade Estadual de Campinas surgiu como um centro estratégico para formação de mão-de-obra altamente capacitada nas áreas de Tecnologia e Ciências Naturais, voltadas, principalmente, para a pesquisa científica. Com o tempo, a universidade diversificou-se e ganhou destaque por sua formação e produção científica nas Ciências Humanas, tais como Artes, Economia, Filosofia, História e Geografia. Tamanha produção intelectual mantém à Unicamp o status de maior produtora de patentes de pesquisa do Brasil, superando instituições de renome como Petrobras e Universidade de São Paulo (USP).

http://www.unicamp.br
USP

USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Ensino Superior de São Paulo. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Esse desempenho, gerado ao longo de quase 75 anos de uma intensa busca pela excelência, permite à USP (fundada em 1934) integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial.

Sua graduação é formada por 229 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades e oferecidos a quase 56 mil alunos.

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diferentes campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

A vocação internacional vem desde a sua fundação, feita a partir da união de escolas que já existiam e por meio do relevante papel desempenhado pelas missões de professores estrangeiros, principalmente franceses, italianos e alemães, que vieram dar aulas na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, cuja posterior divisão gerou boa parte das faculdades e institutos da Universidade.

As novas exigências da globalização têm levado a USP ao aceleramento do processo de internacionalização das suas atividades de ensino e pesquisa, por meio de ações que têm apresentado excelentes resultados, como a ampliação do número de docentes e estudantes em intercâmbio e a performance da instituição nos rankings mencionados, o que indica que a Universidade de São Paulo continua no caminho certo, aliando tradição à inovação, em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira e do mundo.

http://www4.usp.br/