Traga um candidato estrangeiro para atuar em sua empresa

Se sua empresa tem interesse em trazer um candidato estrangeiro, seja ele estudante ou recém-formado, a ABIPE pode intermediar e facilitar esta contratação.

Atualmente existem tês formas de viabilizar a vinda de um estudante estrangeiro para uma atividade remunerada no Brasil:

 

através da Resolução Normativa 111 (texto anexo)

Disciplina a concessão de visto a estrangeiro que venha ao Brasil para estágio de até 120 dias (4 meses).

Esta RN altera o Art. 2º da RN 88 e permite que a empresa contrate o estudante estrangeiro como um ESTAGIÁRIO sem a necessidade de vinculá-lo a uma universidade brasileira durante o período do estágio.

Neste caso, é firmado um Termo de Compromisso de Estágio entre a UNIVERSIDADE DO ESTUDANTE ESTRANGEIRO NO EXTERIOR, o estudante estrangeiro e a empresa que está cedendo a vaga.

O visto é concedido por um prazo máximo de 120 dias. 

Para estágios superiores a 120 dias, o vínculo com a universidade brasileira continua sendo mandatório.

Através desta RN o estudante aplica em seu país de residência para o visto temporário VITEM IV através das repartições consulares.

 

através da Resolução Normativa 88 (texto anexo)

Disciplina a concessão de visto a estrangeiro que venha ao Brasil para estágio.

Esta RN permite que a empresa o contrate como um ESTAGIÁRIO. Entretanto, é mandatório o vínculo deste estudante com uma UNIVERSIDADE BRASILEIRA. Ou seja, ele deve ser matriculado em alguma instituição de ensino superior no Brasil e se dispor a cursar alguma disciplina. Não há necessidade desta universidade ter algum convênio com a instituição de ensino do candidato à vaga no exterior, embora a existência de um convênio certamente facilite o processo. Neste caso, é firmado um Termo de Compromisso de Estágio entre a universidade brasileira, o estudante estrangeiro e a empresa que está cedendo a vaga.

 

O visto é concedido por um prazo máximo de 1 ano, sendo improrrogável. 

Através desta RN o estudante aplica em seu país de residência para o visto temporário VITEM IV através das repartições consulares.

 

através da Resolução Normativa 94 (texto anexo)

Disciplina a concessão de visto a estrangeiro que venha ao Brasil para realização de intercâmbio profissional.

Esta RN permite que a empresa traga estrangeiros estudantes ou recém-formados e não exige qualquer vínculo com universidade brasileira. Entretanto, é mandatório que seja assinado um Contrato de Trabalho por tempo determinado com este estrangeiro e faz-se necessário um Termo de Compromisso firmado entre a empresa, o candidato e uma interveniente que gerencie um programa de intercâmbio (no caso, a ABIPE).

 

O visto é concedido por um prazo máximo de 1 ano, sendo improrrogável.

Segundo disciplina a RN 94, o visto é tramitado pelo Ministério do Trabalho e cabe à empresa que oferece a vaga entrar com o pedido do Visto Temporário Item V. Caso a empresa prefira, um terceiro pode entrar com este pedido de visto através de simples procuração (a ABIPE também passa a oferecer este tipo de serviço para suas empresas parceiras).

 

Consulte a ABIPE para obter tabela de honorários (contato@abipe.org.br)

Arquivos para download
Formato Nome / Descrição Tamanho Download
icon Soluções ABIPE para empresas 1 MB download
icon Resolução Normativa 111 11 KB download
icon Resolução Normativa 88 51 KB download
icon Resolução Normativa 94 9 KB download