Notícias

Campus Inconfidentes recebe a 1ª estrangeira do programa de intercâmbio do IFSULDEMINAS

 

Através de convênio firmado pelo IFSULDEMINAS com a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil – ABIPE, o Campus Inconfidentes recebeu sua primeira estagiária estrangeira integrante do programa.

A colombiana Maria Angelica Rivas Sanabria chegou ao Brasil no dia 08/02 e foi recebida no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP pelo presidente do Comitê de Línguas do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor José Hugo de Oliveira.

A colombiana vai estagiar por seis meses no NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação, sob a supervisão da professora Luciana Faria e sua equipe. Ela se graduará em dezembro próximo no curso de Engenharia de Sistemas pela Universidad EAFIT - Escuela de Administración, Finanzas y Insitituto Tecnológico, em Medellín.


Sobre a oportunidade de estágio no Brasil, Maria Angelica disse que trabalhar em outro país, conhecer pessoas e aprender a língua nativa é uma experiência que poucos têm e muitos gostariam de ter. “Assim é possível vivenciar o fenômeno da globalização no campo do conhecimento tecnológico”, completou.

A ABIPE coordena no Brasil o Programa de Estágio Remunerado no exterior da IAESTE – International Association for the Exchange of Students for Technical Experience, que é uma entidade não governamental, apolítica, sem fins lucrativos e membro consultivo da UNESCO, com sede na cidade de São Paulo.

O convênio tem como objetivo incentivar e regular a participação dos alunos do IFSULDEMINAS no programa da IAESTE, bem como regular a participação de alunos estrangeiros que vierem fazer intercâmbio no Instituto. O IFSULDEMINAS tem interesse em facilitar a seus alunos o acesso ao aprimoramento de seus estudos, através de experiência prática no exterior e a ABIPE interessa divulgar o programa na comunidade acadêmica. Caberá ao IFSULDEMINAS receber 80 alunos estrangeiros entre 2011 e 2014 para a prática de estágio dentro da área de formação ou atuação do estudante. A assessora de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, professora Narayana de Deus Nogueira Bregagnolli, é a coordenadora do programa dentro da Instituição.

Fundada em 1948 em Londres e presente nos 5 continentes, a IAESTE promove intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países. Através do programa, o participante pode ter uma experiência profissional no exterior, de 2 a 12 meses de duração, dentro da sua área de estudo. Em alguns casos, o aluno ainda recebe uma bolsa-auxílio suficiente para cobrir as suas despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação.

 Texto: Paula Doná - 13/02/2012

Clique aqui para versão original

Veja Também: