Notícias

63ª Conferência Geral da IAESTE, na Suíça

A Associação de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE) sempre acreditou que a experiência internacional tem fundamental importância para a carreira e é um marco importante na formação do cidadão.  Por conta disso, tem um papel ativo na Associação Internacional que promove o programa IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience.

Desde 1982, todos os anos a delegação do Brasil participa do encontro anual dos gestores do programa IAESTE. Este grande eveno acontece normalmente no final do mês de Janeiro. Todas as delegações se encontram para intercambiar as posições de estágio captadas em seus países de origem e para tratar de assuntos de interesse para aprimoramento da Associação.

Durante a 63ª Conferência Geral da IAESTE, que aconteceu entre os dias 22 e 30 de janeiro, em Zurique, na Suíça, oitenta e quatro países participaram do evento, reunindo cerca de 300 pessoas, todas com um só objetivo: promover a mobilidade internacional. 

A delegação da ABIPE, além de participar de diversos workshops com o objetivo de aprimorar a gestão do programa, intercambiou 310 vagas de estágios com 46 países. Ou seja, em 2010, 310 estudantes brasileiros de graduação ou pós terão a chance de estagiar no exterior. De forma recíproca, o Brasil receberá o mesmo número de estudantes estrangeiros para estágios nas empresas e universidades parceiras da IAESTE no Brasil.

Alguns destaques desta Conferência:

- O Brasil está entre os 5 países que mais ofertam vagas de estágios dentro da Associação. Esta posição é importante principalmente, se lembramos que não recebemos qualquer subsídio do Governo para operar o programa em nosso país;

As áreas das ciências ligadas aos recursos naturais (agronomia, engenharia ambiental, florestal, biologia...) foram as mais procuradas principalmente pelos estudantes europeus;

- A demanda maior por parte dos estudantes brasileiros ficou com as seguintes áreas: engenharia mecânica, arquitetura, engenharia civil, engenharia ambiental e áreas ligadas à tecnologia como um todo (eng. Computação, TI etc);

- Países com os quais a ABIPE intercambiou maior número de vagas de estágio este ano: Alemanha, Espanha, Turquia, Polônia, Portugal, Croácia, Reino Unido, México e Croácia.

- O Brasil foi procurado para intercambiar  vagas pela primeira vez com os seguintes países: Tajiquistão, Botsuana, Gambia e Omã.  Isso demonstra, entre outras coisas, como o interesse pelo Brasil vem se alastrando! E a chance dos nossos estudantes irem para países de destinos pouco convencionais, onde certamente também terão experiências muito ricas!

 

Veja Também: