Notícias

Aluna de Araraquara é aprovada para intercâmbio na Alemanha - Portal UNESP

Aluna de Araraquara é aprovada para intercâmbio na Alemanha - Mestranda em Química fará estágio em centro de excelência em nanotecnologia

[27/03/2012] 

Aline Varella Rodrigues, aluna do Instituto de Química (IQ) da Unesp, Câmpus de Araraquara, passou numa seleção entre 20 estudantes do mundo para estudar durante dois meses (junho e julho de 2012), Nanotecnologia no Centro de Excelência e Pesquisa em Tecnologia Nano (Cenide), na Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. “Meus planos são aprender alemão e fazer doutorado na Alemanha após defender meu mestrado na Unesp”, conta a pesquisadora.

Em setembro e outubro do ano passado, Aline já tinha participado de um programa de intercâmbio científico por meio da Iaeste (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, e a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil).

Para concorrer a essa vaga de estágio, a estudante passou, em 2011, por um processo seletivo e gradativo mediante a apresentação de currículo e histórico escolar. Entre os países oferecidos pelo programa de intercâmbio para estagiar em Química, estava a Alemanha. “Não tive dúvida, pois é uma das nações que mais investem em conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia”, avalia.

Na Alemanha, integrou uma equipe de estudantes do laboratório de Engenharia Química na Universidade Martin-Luther de Halle-Wittenberg, onde encontrou outros estudantes estrangeiros vindos de várias partes do mundo, como China, Taiwan e Egito, trocando com eles muitas experiências.

“Trabalhava oito horas por dia, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no Brasil e pesquisando cada vez mais. Fui orientada por um professor alemão e sua aluna de doutorado. Além de ficar na cidade de Halle an der Saale, também conheci outras cidades e pude aprender um pouco da língua alemã”, avalia. “Como minha experiência foi muito boa e fui recebida de braços abertos, volto para lá muito animada.”

Bacharel em Química em 2009, no ano seguinte, a estudante ingressou no mestrado em Química e pediu reingresso para cursar Bacharelado em Química Tecnológica. Ela terminará 2012, portanto, com dois bacharelados, sendo um em Química e outro em Química Tecnológica, além do título de mestre em Química. “Espero que minha experiência de intercâmbio estimule outros jovens a se interessarem, pois o amadurecimento pessoal e profissional são inimagináveis!”, declara.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fonte: (http://unesp.br/noticia.php?artigo=8192)

Veja Também: