Notícias

Aluna do IF Sudeste MG é condecorada por desempenho em estágio na China

O estágio internacional realizado pela estudante de Engenharia Mecatrônica Camila Paiva rendeu a ela mais que o esperado, foram 6 meses de conhecimento técnico, imersão cultural e ainda sobrou um tempinho para trabalho social.

Durante o tempo que esteve no exterior, Camila desempenhou atividades diretamente relacionadas a sua formação acadêmica, como: mapeamento dos processos produtivos e de controle da qualidade; identificação de possíveis defeitos ocorridos na fase de montagem de um veículo e como repará-los; acompanhamento de produtos em fase de teste e assistência ao cliente. E também trabalhou em um projeto social de ensino de inglês para crianças chinesas, descrevendo a experiência como “muito enriquecedora” e capaz de ajuda-la a imergir de forma intensa na cultura local.

 

 

Após três meses de desempenho, Camila foi a única, entre 28 intercambistas selecionados no mesmo processo, a conseguir renovação do contrato para outros três meses, ampliando para duas temporadas o período de aprendizado. Além disso, recebeu da empresa chinesa uma oferta para ser representante da marca no Brasil e trabalhar em um projeto desenvolvido com a multinacional General Motors. Contudo, a necessidade de se mudar imediatamente para a região Sul do Brasil comprometeria sua formação acadêmica. “Eu não conseguiria terminar a minha graduação no tempo que eu havia previsto, ou até mesmo nem conseguiria terminar. Devido a isso e a outros projetos que eu tenho em mente, acabei recusando a proposta, mas é uma porta que, segundo eles, está sempre aberta, caso eu mude de ideia”.

 

 

Neste relato pessoal e descontraído, postado recentemente na rede social LinkedIn, Camila conta como foi se comunicar com chineses, falar inglês e aprender o mandarim. Recentemente, fez palestra em evento de integração cultural e profissional para novos estagiários, a convite da Iaeste China. E, de volta ao Brasil, ela está estagiando na multinacional fabricante de produtos médico-hospitalares Becton Dickinson. Mas Camila quer mesmo ir além das fronteiras: com a conclusão da graduação prevista para o próximo semestre, vem buscando novas oportunidades para desenvolver a carreira novamente no exterior.

 

Matéria original: https://www.ifsudestemg.edu.br/node/18904

Veja Também: