Depoimentos

Profª. Maria Helena Robert

FEM - UNICAMP, Campinas - SP

A experiência positiva do Programa de Intercâmbio IAESTE

“Posso afirmar, com convicção, que a nossa experiência em receber alunos do Programa IAESTE tem sido muito gratificante em todos os aspectos: técnicos, culturais e sociais”.

Há mais de 15 anos, venho participando do programa IAESTE oferecendo vagas para estudantes estrangeiros. São inúmeros alunos de diversas nacionalidades que já passaram pelo nosso Laboratório no Departamento de Engenharia da Fabricação (DEF) da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM).

Posso afirmar, com convicção, que a nossa experiência em receber alunos do Programa IAESTE tem sido muito gratificante em todos os aspectos: técnicos, culturais e sociais.

Já tivemos alunos de países europeus (Suiça, Espanha, Inglaterra, Alemanha e França); de países asiáticos (Malásia, India) e sul-americanos (Colombia, Peru, Bolívia e Venezuela), convivendo com os nossos alunos de iniciação científica e de pós-graduação.

Mais do que o aspecto técnico, uma vez que o aluno do Programa é sempre envolvido nas atividades de pesquisa do laboratório, o intercâmbio cultural é extremamente enriquecedor, tanto para o aluno visitante quanto para a nossa comunidade de alunos pesquisadores e técnicos.

O novo visitante representa, para os alunos pesquisadores e técnicos, uma viagem a outros países e outros hábitos de vida, despertando a curiosidade e a vontade de conhecer outras culturas.

Profa Maria Helena Robert

Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP

E-mail: helena@fem.unicamp.br

 

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é parceiro do Programa de Intercâmbios que envia nossos alunos ao exterior, bem como permite que alunos estrangeiros façam intercâmbio na Unicamp. Trata-se do IAESTE -  International Association for the Exchange of Students for Technical Experience. Veja os depoimentos de docentes da Unicamp, sobre a experiência.

(Fotos cedidas por Magadaelei Amorim - Comunicação Social / Unicamp)