Depoimentos

Prof. Ericksson Rocha e Almendra

Diretor da Escola Politécnica da UFRJ

Rio de Janeiro, Brasil

Prezados Alunos

Esta mensagem se destina a todos os alunos da Escola Politécnica.

Ter hoje uma experiência internacional é importante para o mercado de trabalho. Essa é uma das razões do grande envolvimento da Escola Politécnica da UFRJ em atividades de intercâmbio que nos leva a já termos superado a marca de enviar mais de 25% de nossos alunos para intercâmbio. Estamos formando melhores engenheiros com isso.

Muitos alunos, ao largo de nossos programas, procuram também o que se convencionou chamar de "work experience". Há várias empresas que agenciam tal tipo de intercâmbio, cobram por isso, no qual o aluno passa alguns meses no exterior, trabalhando em companhias  (Disney, Starbucks, etc.) e, com o salário ganho, pagam todas ou parte das despesas. A maioria desses programas são nas férias de verão mas alguns se estendem por seis meses ou até um ano.

Trata-se de uma alternativa válida mas que seria muito, muito melhor, se o trabalho feito fosse relacionado com o curso do aluno. É isso que vimos sugerir. Há uma organização, a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience, IAESTE, que promove exatamente isso. Os intercambistas têm que ter vínculo universitário e o trabalho no exterior é em empresa relacionada com a área de conhecimento de seu curso. No Brasil essa entidade é representada pela ABIPE. Como no caso anterior, também há custos a serem arcados. Sugerimos a consulta a http://alt.abipe.org.br/site/estudantes/programaiaeste.php

Trabalhar na Disney, na Starbucks, etc. é muito interessante. Mas trabalhar numa plataforma no Mar do Norte, numa siderúrgica alemã, num laboratório francês, numa universidade americana, num projeto ambiental africano ... pode ser ainda melhor. Pense nisso na hora de optar por uma experiência de trabalho no exterior. Quanto à língua, na maior parte dos caso, apenas o inglês é necessário, qualquer que seja o país.

Esse programas não são da Escola Politécnica, não estão sob nossa responsabilidade. Entretanto, como alternativa aos programas de "work experience" comuns, contam com nosso apoio e incentivo pois ajudam na formação de Engenheiros melhor preparados para trabalhar em empresas que operam numa sociedade globalizada.

At.

Prof. Ericksson Rocha e Almendra

Diretor da Escola Politécnica da UFRJ