Depoimentos

Prof. José Celso Freire Junior

Assessoria de Relações Externas - UNESP

"O Programa IAESTE representará neste ano de 2010 uma importante ferramenta de internacionalização da Universidade, pois permitirá que cerca de 70 alunos da UNESP possam realizar um estágio em empresas ou laboratórios de Universidades ao redor do mundo, mas sobretudo assegurará que quase 90 estudantes de cerca de 25 países venham realizar estágios nos laboratórios da UNESP. Isto permitirá que possamos receber estudantes de países com as quais ainda não temos relações formais estabelecidas garantindo a exposição da UNESP como potencial parceiro para colaborações futuras".

Quais as vantagens para uma instituição de ensino ao receber estudantes estrangeiros?

"Muitas vezes a Internacionalização da Universidade conduz as pessoas a pensarem na realização de um período de estudos/trabalho no exterior. Em função dos custos associados, esta via da internacionalização não pode ser usufruída por todos na Universidade. O recebimento de estudantes estrangeiros, além de viabilizar a exposição da pesquisa realizada na UNESP junto a potenciais parceiros, através do contato iniciado pelos alunos em intercâmbio, garante também que os alunos das unidades que irão receber intercambistas tenham contato com diferentes culturas e modos de vida, internacionalizando os cursos da UNESP de 'fora para dentro'".

Quais os ganhos na formação dos estudantes brasileiros que tem uma vivência no exterior?

"Além do natural crescimento pessoal, que já é um ganho inestimável, no mundo globalizado em que vivemos atualmente, contar com uma experiência internacional no currículo faz uma grande diferença. As empresas percebem no estudante que realizou um intercâmbio no exterior alguém capaz de encarar novos desafios, alguém com capacidade de se adaptar a novas situações resolvendo problemas. Além disso, o estágio no exterior oferece ao estudante uma convivência com a cultura empresarial de outro país, fator que também é bastante apreciado por empresas que tem implantações so redor do mundo".

Prof° José Celso Freire Junior

Assessor Chefe de Relações Externas da UNESP