Depoimentos

Profª. Andréa Marques Guimarães

CEFET-MG, Belo Horizonte - MG

"Recebi uma aluna graduanda em Ciências Ambientais através do programa de intercâmbio IAESTE e foi muito gratificante saber que o nosso nível de ensino é tão superior quanto o da Europa.”

CEFET-MG, Belo Horizonte - MG

Acredito que o programa de intercâmbio é um grande diferencial na formação de jovens profissionais. É uma grande oportunidade para o intercambista conhecer outros sistemas de ensino e realidades, o que contribui para a sua formação sócio-intelectual e cultural. O contato que tive, de setembro a dezembro de 2009, com a aluna Jasmin Bernasconi, graduanda em Ciências Ambientais (Environmental Sciences) em Zurich (Suíça), foi muito esclarecedor no que diz respeito à abordagem de aprendizagem que ela teve durante o seu curso. Acredito que os nossos alunos têm um nível de ensino na graduação tão elevado quanto o dela. Tivemos a oportunidade de discutir temas ambientais, pois ela participou ativamente de um projeto de pesquisa institucional, e de sair algumas vezes para trabalho de campo. Um deles, especialmente significativo, foi o que desenvolvemos na Serra da Piedade. Na saída de campo ao Santuário da Serra da Piedade (19o 40’ S e 43o 40’ W), localizada no município de Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, pude ouvir a exclamação da aluna: este lugar me lembra as serras suíças!

O local do trabalho de campo está dentro do santuário que é um referencial religioso para milhares de pessoas e um Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A Serra da Piedade, inserida no complexo Caraça-Belo Horizonte-Ouro Preto, da Cadeia do Espinhaço, área de ação prioritária na conservação da biodiversidade mundial, apresenta um complexo de vegetação que agrupa paisagens em micro-relevos com espécies típicas, ocupando trechos de afloramentos rochosos de campos rupestres. Por suas particularidades ambientais, apresenta muitos endemismos, correspondendo a aproximadamente 30% de sua flora, e plantas raras. Durante a caminhada ao longo de trilhas na serra, vimos uma grande diversidade de espécies, típicas das regiões neotropicais, que ela certamente não poderia ver nas serras suíças. Acredito que esse contraste foi um importante diferencial na sua formação acadêmica.