Depoimentos

Prof. Otavio Henrique Thiemann

Universidade de São Paulo, São Carlos - SP

Meu contato com os estudantes estrangeiros vindos ao nosso grupo de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural (CBME) pelo programa IAESTE se iniciou em 2005. Desde então tenho recebido com regularidade alunos de diversos paises. A minha experiência nestes anos tem sido excelente.
Os alunos se integram rapidamente ao grupo e em pouco tempo estão desenvolvendo seus projetos e criando vínculos de amizade com os alunos do grupo.
Uma aluna, vinda de Portugal, decidiu se inscrever no programa de pós-graduação e hoje é aluna estabelecida no Brasil.
Este intercâmbio tem sido muito positivo e recíproco, tanto para o aluno visitante e os alunos do grupo, que tem a oportunidade de estabelecer vínculos de amizade e trocar experiências.
A experiência e contato entre jovens de diferentes nacionalidades e realidades é um fator importante no estímulo de seu desenvolvimento. É fácil perceber a transformação em nossos jovens alunos após o contato com visitantes do programa IAESTE.
Este é um programa do qual tenho muito carinho em participar e espero que continue existindo e seja ampliado com a participação de um número cada vez maior de pesquisadores.

Prof. Otavio Henrique Thiemann
Instituto de Física de São Carlos
Universidade de São Paulo