Depoimentos

Prof. Denilson L. Rodrigues

PUC Minas, Belo Horizonte - MG

O programa de intercâmbio é um grande diferencial na formação de jovens profissionais. Apresenta-se como uma excelente oportunidade para conhecer de perto outras culturas. A experiência de estar inserido em diferentes realidades é importante para a formação pessoal, para a percepção social e intectual. Estar fora de sua residência original, de seu município, de seu estado, de seu país, quem sabe até de continente (e quem sabe ainda mais, de mundo, de galáxia, de tempo?). São todas oportunidades de ampliação de nossa percepção de mundo, de tudo e de nada, de conhecimento e da falta dele, de responsabilidade. Exige do participante determinação. Trata-se de um grande desafio, que implica em muito trabalho, muito esforço. A ele cabe aproveitar a oportunidade com seriedade, trabalho firme, planejado, organizado. Deve estar atento aos detalhes deste "Novo Mundo", as pessoas, aos costumes, à cultura, à educação, à alimentação, à diversão (fundamental em todos). 

No contato com alunos que passaram por esta experiência, é claro ver o diferencial, o valor agregado, o crescimento pessoal. Também tenho recebido alunos do programa de intercâmbio já há algum tempo. A experiência para os alunos do laboratório, para o ambiente, para mim, é muito positiva.

Tive a oportunidade de viver esta experiência tarde, no doutorado, quando passei 14 meses em outro país, trabalhando no foco de minha pesquisa. Foi uma oportunidade inesquecível.

Nossos alunos tem hoje a oportunidade de viver isto mais cedo. Esta experiência certamente é um grande diferencial, que dependerá muito dele. Nesta direção, posso confirmar também que nossos alunos têm feito bonito lá fora! Ou seja, motivo-os a aproveitar, se inscrever, viver este grande desafio! Aprende-se muito.