Mais Informações

Anualmente, são viabilizadas diversas oportunidades no exterior para estudantes brasileiros e um número equivalente de vagas é oferecida para estudantes estrangeiros no Brasil, o que nos coloca entre os cinco países com maior número de intercâmbios realizados dentro da IAESTE.


Contamos com uma equipe na sede da ABIPE capacitada para atender aos interessados no programa, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. 

Qual o conceito do programa?

O programa de Intercâmbio da IAESTE funciona por meio da reciprocidade entre os países envolvidos e pontuação alcançada pelos participantes. Sendo assim, os candidatos inscritos são classificados de acordo com os pontos acumulados.


Os estudantes acumulam pontos oferecendo benefícios ao programa. O engajamento do estudante durante o processo faz toda a diferença. De abril a dezembro, a principal meta dos estudantes inscritos deve ser oferecer benefícios ao programa e com isto acumular pontos. Quanto maior o número de pontos acumulados, mais chances o estudante tem de escolher as melhores vagas.

Como conseguir pontos?

  1. Oferecer vagas para estrangeiros em empresas ou em Universidades brasileiras;
  2. Oferecer hospedagem em casas de famílias ou em repúblicas;
  3. Indicar um amigo (ou vários!) que também faça inscrição para o programa;
  4. Buscar estudantes estrangeiros no aeroporto/rodoviária quando estiverem desembarcando em nosso país
  5. Organizar palestras para promover o programa na sua faculdade;
  6. Participar das atividades sociais promovidas pela ABIPE e pelas lojas CI ao longo do ano;

Informações Importantes

  • Durante o processo de seleção para o Programa, não é necessário realizar provas. A escolha é baseada nos critérios adotados pela IAESTE Brasil, que faz com que cada candidato receba uma pontuação e, consequentemente, uma classificação de acordo com os pontos alcançados. Para ser aceito pelo empregador, o candidato à vaga deve naturalmente, se enquadrar nas características solicitadas pelo empregador e estar apto a realizar as atividades descritas na vaga. Os critérios de pontuação estão disponíveis no Manual do Candidato.
  • Inscrevendo-se de março a dezembro, o estudante concorre às vagas disponíveis para o ano seguinte.

Passo a passo

  1. Preencha o cadastro no site (www.abipe.org.br ou www.ci.com.br)
  2. Efetue o pagamento via pix ou Pagseguro
  3. Quando seu pagamento for confirmado, você terá acesso à area restrita. Lá você encontrará todas as informações, inclusive o Manual do Candidato, o cronograma de ações, os procedimentos para Reembolso e os formulários de oferta de estágio e alojamento. O site é o principal meio de comunicação entre a ABIPE e você!
  4. Contribua com o programa e vá acumulando pontos até dezembro. Você pode acompanhar seus pontos on line, pela área restrita do programa;
  5. Acesse a área restrita do estudante semanalmente e acompanhe o andamento do programa;
  6. Apresentação do Ranking Final (dezembro 2023)
  7. Apresentação das Vagas (fevereiro 2024)
  8. Envio da lista de preferência de vaga (cada estudante pode escolher até 10 vagas dentro da sua área de interesse) (fevereiro 2024)
  9. Aquisição da vaga (fevereiro 2024)
  10. Envio do Application (março 2024)
  11. Resposta do Empregador (aceito/recusado/vaga cancelada)
  12. Preparação para o intercâmbio.
  13. Embarque para o exterior

Respostas às perguntas mais frequentes

Como são as vagas oferecidas?

As experiências oferecidas pelo programa IAESTE tem duração de 6 a 52 semanas e podem ser em universidades ou em empresas, respeitando-se sempre os critérios estabelecidos pelos empregadores (período disponível da empresa para receber o estagiário, habilidades e conhecimentos necessários, idioma desejado etc).

Temos opções de vagas presenciais e remotas

Clique aqui e conheça as vagas disponibilizadas na temporada passada

Quais são as áreas de abrangência?

O programa IAESTE possui duas frentes de abrangência.

A primeira é chamada de Grande Área de Abrangência, e conta com 80% das vagas intercambiadas no mundo inteiro. Ela engloba todos os tipos de Engenharias além de ArquiteturaFísica, Química, BiologiaMatemática e áreas ligadas à Tecnologia/Computação.
A segunda área, chamada de Menor Área de Abrangência por oferecer menos oportunidades de estágio, inclui as áreas de AdministraçãoEconomiaFarmácia, Hotelaria, Marketing, Relações Internacionais e Turismo.

Quais são os requisitos gerais?

  • Estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou especialização em instituições de ensino públicas ou particulares no Brasil. Algumas vagas aceitam recém formados.
  • Domínio de algum idioma. O bom conhecimento de línguas ajuda muito na classificação do estudante. Idiomas como alemão, espanhol e, principalmente, o inglês ampliam as chances de sucesso na escolha do estágio Os estudantes com conhecimento exclusivo do português ou espanhol terão oportunidades restritas aos países que falam estes idiomas.

Quando posso me inscrever? Quanto custa o programa?

Processo Convencional: As inscrições para a nova temporada de estágios estarão abertas de março a novembro e poderão ser feitas pelo site. Se você preferir, vá até a sede da ABIPE ou até uma loja CI. Após preenchimento do cadastro no site, o estudante interessado deve pagar a Taxa de participação. (Este valor dá direito ao estudante inscrito de ver as vagas de estágio disponíveis na sua área de interesse durante a época de divulgação das vagas - isto ocorre no começo do ano, conforme calendário do programa disponível neste site)

HOT OFFERS: Para as hot offers, você deve se inscrever apenas se quiser aplicar para alguma vaga.

 

O trabalho no exterior é pago? Quanto recebo de bolsa?

Todas as oportunidades do programa IAESTE são remunerados. O valor da bolsa auxílio que você irá receber, estará mencionado na descrição da vaga. O valor da bolsa é determinado pelo empregador empresa / instituição / universidade). Essa bolsa irá ajudar com seus gastos com alojamento, transporte e alimentação. O valor médio mensal oferecido por empresas européias varia de 900 a 1200 EUR por mês.

Apenas os estágios remotos não são remunarados.

Quais empresas ofertam vagas?

Nós recebemos vagas de diversas empresas e universidades. Temos muitas categorias de empresas, desde as grandes multinacionais até escritórios e empresas de pequeno porte. Vale lembrar que os estágios nas Universidades, não contempla a parte acadêmica, apenas o estágio prático.

Eu preciso falar inglês fluente  para conseguir uma vaga no exterior?

O idioma que você deve falar com desenvoltura deve ser coerente com a vaga e o local que você tem em mente para estagiar. Na descrição da vaga, o empregador determina o perfil do estudante que ele quer receber, incluindo qual idioma ele deve falar e com qual nível (1, 2 ou 3). Se você tiver um bom inglês, suas opções de vagas já se tornam bem maiores. Se você falar apenas o espanhol, por exemplo, suas opções estarão limitadas aos países que falam este idioma. Se você falar apenas o português, suas opções de vagas ficam restritas à Portugal.

Vale lembrar também que as descrições de todas as vagas são divulgadas em inglês.

Eu preciso falar algum outro idioma além do português, com fluência?

Obviamente, quanto melhor for seu domínio do idioma, mais chances você terá de aproveitar sua experiência no exterior. Mas, é o empregador quem determinará o nível de idioma desejado para que o estudante consiga realizar o trabalho de forma satisfatória. O empregador pode solicitar nível básico, intermediário ou fluente de um ou mais idiomas. O mais comum é que o inglês avançado seja solicitado. É importante você não criar falsas expectativas com relação a sua desenvoltura nos idiomas desejados pelo empregador. Isto pode causar o cancelamento da sua vaga. Mas, caso você seja aceito, isto lhe causará um tremendo constrangimento perante seus colegas de trabalho e trará prejuízos à IAESTE e à ABIPE, prejudicando nosso relacionamento com o país que ofertou sua vaga.

Como eu consigo a vaga que eu quero?

No processo convecional, seleção de vagas da ABIPE é feita de acordo com o critério de pontuação. Os estudantes que alcançarem mais pontos têm mais chances de conseguir as melhores vagas em suas áreas de atuação. Primeiramente o sistema distribuirá as vagas para os estudantes que tiverem acumulado mais pontos. Depois, o estudante precisa ser aceito pelo empregador, estando alinhado com as características estipuladas pelo mesmo. Favor consultar o manual do candidato para saber como funciona esse processo.

Para as Hot offers é so seguir o passo a passo explicado no nosso site.

Depois que eu adquiro minha vaga, já está garantida a minha aceitação?

Quem vai dizer se a vaga é sua, é o empregador. Para isso, você vai nos mandar uma lista de documentos (esta estará disponível na área restrita do estudante no momento adequado). Através desses documentos, o empregador irá dizer se você está aceito e apto para realizar o trabalho oferecido. Por este motivo, na hora de escolher as vagas, você só deve escolher aquelas que você realmente se encaixa no perfil.

O empregador pode não me aceitar?

Quando recebemos uma resposta do empregador com relação ao candidato, esta resposta pode ser:

  1. Estudante aceito
    Se você for aceito, a ABIPE lhe enviará toda a documentação necessária para você tirar seu visto e programar sua viagem! Caberá a você verificar na Embaixada /Consulado do país a exigência à outros documentos que não somente os enviados por nós;
  2. Estudante recusado
    Se você for recusado, a ABIPE irá avaliar o motivo da recusa e dependendo da situação, você pode ser nomeado para outra vaga. Cada situação é única. Além disso, dependendo da situação, existe a possibilidade de reembolso. (vide Manual do Candidato).
  3. vaga cancelada
    Se sua vaga for cancelada, nós iremos lhe oferecer outra vaga, um "replacement", que pode ser no mesmo país da vaga anterior, ou não. Você também pode receber um reembolso, de acordo com o Manual do Candidato.

Como faço para tirar o visto?

Quando você é aceito para sua vaga, o empregador envia uma carta de aceitação à ABIPE, que lhe repassará esta carta. Com este e demais documentos em mãos, você deve ir ao consulado do seu país de destino e aplicar para seu visto de estágio. Por isso é muito importante que você entre em contato com o consulado com um bom tempo de antecedência para saber exatamente como o processo deve ser feito (quais documentos são solicitados, qual o tempo previsto para emissão do visto, etc. Estas exigências variam de consulado para consulado).


Veja no site do Ministério das Relações Exteriores a relação de consulados e embaixadas dos diversos países.

A passagem e o seguro já estão inclusos nas taxas?

Não, tanto a passagem aérea como o seguros são de responsabilidade do estudante. Sugerimos que você procure uma loja CI, que é nossa parceira aqui no Brasil. Em virtude desta parceria, há um compromisso da CI em oferecer passagens a custos competitivos para os participantes do programa da IAESTE.

Onde eu vou morar enquanto estiver no exterior? Quanto vai custar?

Todos os estudantes saem do Brasil com sua acomodação confirmada. A maioria dos estudantes fica em residência estudantil. O preço virá mencionado com as demais informações da vaga no formulário "Form O". Lembre-se que com a bolsa auxílio que você irá receber, terá dinheiro suficiente para pagar sua moradia, alimentação e transporte, mas é importante levar um dinheiro/cartão de crédito, para as despesas do primeiro mês, já que você só receberá depois de 30 dias trabalhados.

Qual a diferença do processo convencional e hot offers?

No processo convecional você se inscreve no ano anterior ao da viagem. Isso porque temos um ranking de pontos. Quanto maior sua pontuação, mas chance você tem de conseguir a vaga de sua preferência. Além disso, essas vagas são trocadas apenas com o Brasil, isso quer dizer que não existe concorrência. Quando você aplicar, o empregador recebe apenas a sua candidatura. É por isso que a compra da vaga é feita antes de aplicar.

Já as Hot Offers não precisam de pontos e as vagas são divulgadas durante o ano todo. Se gostou de alguma vaga é só seguir o passo a passo descrito em nosso site. Porém, como são vagas de ampla concorrência, ou seja, o empregador pode receber mais de um candidato e escolher aquele que melhor se encaixa no perfil da vaga, o pagamento também é feito após aceitação.

Valores para a Temporada 2023/2024

O programa IAESTE é conhecido por ter um baixo custo quando comparado a outros programas de intercâmbio. Além disso, os estágios são remunerados, fazendo com que o participante
consiga arcar com suas despesas de acomodação, alimentação e transporte no país de estágio, com o dinheiro de sua bolsa auxílio.

Taxas do programa IAESTE:

  • Taxa de Participação – R$ 90,00 para quem se inscrever até Junho e R$ 110,00 para quem se inscrever entre Junho e Dezembro - taxa para ingressar no programa e ter
    acesso a área restrita dos candidatos.

** Participantes de temporadas anteriores recebem 50% de desconto.

 

  • Taxa de Candidatura Processo Convencional – R$ 2800,00 vagas da primeira chamada e R$ 2850,00 para vagas remanescentes. Essa taxa deve pagar para se candidatar a uma vaga. Somente estudantes que foram pré-selecionados para uma vaga e desejam aplicar para a mesma é que devem efetuar o pagamento dessa taxa. Consulte opções de parcelamento.

 

  • Taxa de Candidatura Hot Offers – R$ 2750,00 sendo R$ 200,00 (não reembolsável) a serem pagos no envio da candidatura e o restante R$ 2550,00 após aceitação.

Além das taxas do programa IAESTE, o estudante é responsável pelos custos de sua passagem aérea, seguro saúde internacional e taxas consulares caso necessário.

Informações para ex-participantes

Estudantes que já participaram do programa (tendo viajado ou não) tem 50% de desconto na Taxa de participação.


Estudantes que já viajaram e querem participar novamente, zeram seus pontos (pois já viajaram).


Estudantes que não viajaram e querem participar da nova temporada:

  • A pontuação de participantes da temporada anterior que não conseguiram vaga, é computada na nova temporada automaticamente ao se inscrever.
  • Caso tenha ofertado vagas de estágio e a ABIPE não as tenha utilizado por cancelamento do candidato ou empregador, o candidato não recebe os pontos na temporada atual.

IMPORTANTE: Para candidatos de temporadas mais antigas, para rever seu pontos, é preciso que ele tenha se inscrito regularmente, em todos os anos, até a temporada atual.