Mais Informações

No processo de Oferta Reservada o estudante e o empregador que está concedendo a oferta de vaga devem ser de um dos países associados à IAESTE.

As partes devem acertar entre si os detalhes da vaga (remuneração, carga horária, local de trabalho, período, tipo de trabalho a ser realizado, etc.) e a ABIPE atua como orgão interveniente no processo para legalizar a realização do mesmo. É firmado um Termo de Compromisso, assinado pela empresa pelo estudante e pela ABIPE.

Ficam sob a responsabilidade do candidato à vaga ou da empresa contratante:

  • a obtenção da acomodação para o candidato,
  • a aquisição da passagem aérea e
  • a contratação de seguro de assistência médica internacional (pré-requisito obrigatório);

Para obter os valores cobrados por este serviço, contate a ABIPE através de contato@abipe.org.br

O candidato brasileiro deverá ainda enviar à ABIPE os seguintes documentos:

  • formulário "Student Nominated" oficial da IAESTE; Baixe aqui.
  • cópia das duas primeiras páginas do passaporte,
  • comprovante de matrícula junto a instituição de ensino brasileira, em inglês
  • currículo atualizado em inglês ou no idioma especificado pela vaga e
  • carta convite da empresa no exterior.

A IAESTE, no país de realização do estágio, é responsável pela solicitação dos documentos a serem fornecidos pelo empregador, de acordo com a legislação local, bem como pela confirmação final da vaga.

Passo a Passo

Processo de Oferta Reservada Outgoing

O estudante que consegue algum estágio no exterior por conta própria, irá precisar dos serviços da IAESTE Brasil para fazer a parte burocrática, possibilitando ao estudante aplicar para o visto de estágio.

O passo a passo deste programa é simples:

  1. O estudante entra em contato com a ABIPE informando que já tem uma vaga garantida no exterior.
  2. A ABIPE solicitará ao estudante um currículo em inglês ou no idioma do país da vaga e o formulário "Student Nominated" preenchido.
  3. O estudante deve solicitar à empresa no exterior que contacte a IAESTE local. A IAESTE do país dará o suporte necessário para a obtenção da documentação adequada da empresa, confirmando que querem oferecer um estágio para um estudante brasileiro.
  4. Quando receber o currículo e o "Student Nominated", a ABIPE mandará esta documentação para a IAESTE local e pedirá que o estudante seja incluído  no sistema deles como Oferta Reservada,
  5. Assim que receberemos as cartas de aceitação da IAESTE local, avisaremos o estudante.
  6. O estudante paga a taxa para a ABIPE, envia o comprovante e nós enviamos as cartas para que ele possa dar início ao processo do visto.

Observação importante: A retirada do visto e os respectivos custos são de responsabilidades do estudante. A ABIPE fornecerá os documentos necessários para aplicação do visto.