Mais Informações

Hoje muitos estudantes estrangeiros procuram o Brasil como uma fonte de aprendizado e conhecimento, aliado aos prazeres oferecidos pelas grandes belezas de um país de dimensão continental como o nosso. 

E a ABIPE contribui ativamente com estes programas, seja conseguindo vagas em empresas para estes estrangeiros ou oportunidades de trabalho voluntário, seja conseguindo casas de família ou repúblicas/residências estudantis dispostas a receber estes estrangeiros.

Os estudantes que nos procuram são universitários interessados em conhecer de perto o jeito de viver do brasileiro. Não querem ficar em hotéis, nem procuram luxo, mas buscam acolhimento e segurança. Desejam participar do dia-a-dia dos brasileiros e apurar o olhar... indo além do olhar do turista habitual. São jovens provenientes de diversos países dos cinco continentes com os quais a ABIPE mantém relações.

Na grande maioria são jovens de 20 a 30 anos de idade, que falam ao menos dois idiomas e que vem ao Brasil para um período médio de 3 meses, embora os programas durem de 1 semana à 1 ano.

Você decide por quanto tempo está disposto a receber o estrangeiro na sua casa e é você quem nos informa sob quais condições deseja receber este estrangeiro: se um quarto individual ou compartilhado, sendo suíte ou não. Você define se consegue oferecer o café da manhã ou também o jantar/lanche à noite. E por fim, você define se receberá o estudante gratuitamente ou se deseja receber um valor mensal que cubra as despesas básicas proporcionais a este hóspede (água, luz, gás, etc). O estudante costuma passar o dia no estágio, saindo pela manhã e voltando a noite.

Passo a Passo

É muito simples você receber um estrangeiro na sua casa.

1. Preencha o formulário de alojamento. Neste formulário você preenche todas as informações necessárias nos campos descritos para uma avaliação de seu perfil e do jovem que você está disposto a receber. 

2. Clique em enviar.

3. Seu Formulário virá para o banco de dados da ABIPE. Entraremos em contato para nos certificar da veracidade das informações.

4. Assim que recebermos um estudante que esteja dentro do perfil traçado por você, entraremos em contato para verificar a sua disponibilidade em recebê-lo.

5. Você e o estrangeiro interessado em vir ao Brasil poderão trocar e-mail / telefone para se conhecerem. A ABIPE colocará vocês em contato e será a intermediária durante a estadia.

Respostas às perguntas mais frequentes

Quem pode receber um estudante?

Qualquer pessoa disposta a fazê-lo, desde que ofereça um lugar seguro, limpo e confortável.

Como eu faço para receber um estudante?

Basta preencher o "formulário de alojamento" em anexo. Neste formulário você preenche todas as informações necessárias nos campos descritos para uma avaliação de seu perfil e do jovem que você está disposto a receber.

Eu posso escolher nacionalidades?

Não. Você pode apontar preferências por idiomas falados pelo estudante, se sua preocupação é desenvolver habilidade em uma determinada língua. Devemos sempre ter em mente que o estudante, não importando a sua nacionalidade, irá trazer grandes benefícios e conhecimento a você e às pessoas que dividem residência com você (família ou amigos).

Posso escolher o sexo do estudante?

Sim, para evitar problemas, recomendamos inclusive que residências que tenham filhos menores de idade ou adolescentes, escolham estudantes do mesmo sexo. Ex: uma casa com um casal e duas filhas, é mais recomendável que escolha uma moça para abrigar. Não podem ser feitas restrições quanto à raça, cor, religião ou opção sexual do intercambista.

Qual o espaço que um estudante ocuparia em minha casa?

O estudante pode ficar em um quarto individual ou compartilhá-lo com outra pessoa. Isso dependerá da sua disponibilidade. Por isso, é importante especificar o melhor possível como é local da acomodação e o perfil do estudante que você deseja receber.  O banheiro também pode ser individual (suíte) ou coletivo (compartilhado com outras pessoas).

Preciso oferecer alimentação?

Não é obrigatório. Normalmente as famílias oferecem o café da manhã e o estudante fica livre para comprar seus alimentos para as demais refeições e prepará-los na cozinha, usando os utensílios disponíveis. Nas repúblicas / residências estudantis, cada um cuida da sua alimentação, inclusive do café da manhã.

Posso cobrar algum valor do estudante?

Sim, mas este valor deve ser apenas uma ajuda de custo e, caso o estudante esteja fazendo alguma atividade remunerada, o valor cobrado deve ser coerente com a bolsa auxílio que ele irá receber aqui no Brasil. Lembramos que esta remuneração gira em torno de um salário mínimo, portanto, o estudante não terá condições de pagar muito pela hospedagem.
Importante: O pagamento semanal ou mensal é feito diretamente pelo estudante à família. A ABIPE não se responsabiliza por pagamentos não realizados. A ABIPE não recebe qualquer valor por parte da família, nem do estrangeiro.

Depois que eu preencher o formulário de alojamento, quando vou receber o estudante?

Após preencher o formulário, nós iremos avaliar as condições do alojamento. Se este for aprovado, a acomodação seguirá para nosso banco de dados e assim que tivermos algum estudante com o perfil adequado, entraremos em contato com o responsável para saber se há disponibilidade em recebê-lo.

Posso estabelecer regras na minha residência?

Sim, isto deve ser feito antes ou tão logo o estudante chegue. É importantíssimo que o estudante conheça e siga as regras estabelecidas pelo responsável. Podem ser estabelecidas regras quanto à utilização dos demais cômodos, utensílios da cozinha e / ou lavanderia, telefone, computador, internet, horários de chegada e outros detalhes que possam causar desarmonia.
Pedimos sempre que prevaleça o bom senso e o respeito mútuo.

E se o estudante e eu não nos entendermos?

Caso haja alguma divergência, pedimos que as pessoas envolvidas na situação conversem francamente e tentem resolver a situação. Caso não haja entendimento ou não haja compatibilidade entre as partes, pedimos que seja respeitado o prazo de duas semanas para que a ABIPE / CI encontre um novo local de moradia para o estudante.