Depoimentos

Tomas Lerbach

Engenharia Mecatrônica - PUC Minas

E.U.A.

Setembro de 2012 a Fevereiro de 2013

Minha história com a ABIPE e o IAESTE começam no momento no qual durante a faculdade eu decidi procurar algo novo, diferente do que a maioria das pessoas estão acostumadas a fazer ou apenas seguir o fluxo: eu queria viajar, mas não para apenas conhecer um lugar e voltar após algum tempo, eu queria um crescimento pessoal e profissional, foi nesse momento que procurando na minha faculdade, PUC Minas, eu fui indicado pela assessoria de relações internacionais para o programa ABIPE/IAESTE. Na minha cidade, Belo Horizonte, participei dos encontros programados, busquei estrangeiros no aeroporto, fiz amizades.

Após ter uma pontuação boa no programa, veio o momento de escolher as vagas, haviam várias opções boas e lugares muito legais para ir. A minha opção escolhida foi um estágio para a Alemanha emuma empresa de engenharia, já que o meu curso era Engenharia Mecatrônica. Fiquei animado, pronto para ir para a Alemanha, porém alguns meses antes de ir minha vaga de estágio para a Alemanha foi cancelada! Mas não desanimei, continuei conversando com a ABIPE e me foi proposto uma nova vaga de estágio para uma empresa de automação industrial, na área de solda robótica nos EUA, por 6 meses. Aceitei a nova proposta e fui em Setembro de 2012 para o Colorado nos EUA. Nunca aprendi tanto durante esses 6 meses do que todos os 5 anos de faculdade! Aprendi tanto na experiência profissional, trabalhando com programação de robô, solda, montagem de projetos e muito outros aprendizados, como também na parte pessoal, conhecer novas cidades, paisagens sensacionais, novos amigos, experiência maravilhosa.

Eu fui o primeiro a ser recebido nessa empresa pelo programa ABIPE/IAESTE que hoje eles abrem as portas para outros estudantes. Eles gostaram muito da troca de conhecimento e experiência, que ao voltar para o Brasil, em Fevereiro de 2013, fui contratado como estagiário pela própria empresa americana, em Belo Horizonte, enquanto terminava o meu último semestre na PUC-MG. Uma semana após minha formatura, em Junho de 2013, fui contratado como engenheiro pela empresa americana na qual fiz o estágio pela ABIPE. Hoje trabalho sempre entre os EUA e o Brasil, nos quais existem projetos em constante desenvolvimento.

Agradeço muito a ABIPE e o IAESTE pela oportunidade, pois acredito que qualquer estudante hoje no Brasil tem o sonho de viajar e trabalhar em uma boa empresa, a competência da ABIPE me ajudou a unir dois sonhos, viajar e trabalhar! Um conselho, não desista nunca, seus caminhos e seus sonhos quem conquista é você!

Veja Também: