Depoimentos

Tiago Augusto Melito

Eng Elétrica - UNESP

Croácia

Agosto a Outubro 2010

Desde o início de minha faculdade sonhava em viajar para o exterior, conhecer novas culturas e pessoas. Fui paciente e no último ano tomei conhecimento da Iaeste por meio de amigos, coincidentemente foi o primeiro ano que minha universidade entrou em parceria com a organização. Me candidatei para a Croácia, país desconhecido por mim mas que, por esta mesma razão, tornou-se o mais interessante!

Fiquei alojado em um dormitório de estudantes em Zagreb, capital do país, o lugar era repleto de estudantes e conheci pessoas de todo o mundo lá, que estavam no mesmo programa. O povo croata foi extremamente receptivo e atencioso, além de ser surpreendente a quantidade de pessoas que falava inglês, facilitando em muito minha comunicação. Eles saboreiam bastante a vida, conversando todas as tardes pelos cafés da cidade. Foi engraçado também quando encontramos centros de capoeira por lá, quem diria, tão longe!

Durante o estágio aprendi muito, outra visão sobre aproveitamento de energia. O Instituto era organizado e meus colegas estavam sempre prontos para ajudar. Minha mentora era bem humorada e me deu muitas dicas de lugares para visitar no país. Em comparação com tudo que vivenciei por lá, voltei com uma visão mais madura do Brasil, grande potência econômica, país riquíssimo culturalmente e, infelizmente, de baixo desenvolvimento social.

O custo de vida lá era muito baixo e por isso viajávamos em grupo todo fim de semana para alguma parte do país ou para outros vizinhos, como Eslovênia, Áustria e Alemanha. A costa croata é muito bonita contando com o Mar Adriático de cor transparente, além dos diversos parques nacionais paradisíacos.

Se você está em dúvida em realizar o estágio, não pense duas vezes, vale muito à pena e é realmente uma experiência única! Sinto falta dos bons momentos que passei lá e das pessoas que conheci. Agradeço a todos que tornaram possível esta aventura, de minha universidade, da Iaeste e do Instituto de Energia EIHP.

Tiago A. Melito

Veja Também: