Depoimentos

Renato de Macedo Giovanini

Engenharia Elétrica

Portugal

Setembro à Novembro de 2013

Olá. Meu nome é Renato. Sou graduado em Engenharia Elétrica pela Unesp de Ilha Solteira, e no momento faço mestrado no mesmo lugar.

Fiz um intercâmbio de três meses pelo IAESTE, em 2013, quase no fim da minha graduação. Fui parar em Portugal, na linda e saudosa cidade da Covilhã. Essa foi, sem dúvida, uma das experiências mais incríveis da minha vida.

Confesso que fiquei meio decepcionado quando vi o resultado da seleção: Portugal. "Poxa... gostaria de ir para um país onde a língua oficial fosse outra língua, treinar meu inglês..." Ledo engano.

Ao chegar na UBI - Universidade da Beira Interior, percebi que a história seria outra. O meio acadêmico lá é tão diversificado que houve dias em que quase não falei português. Polônia, Turquia, Egito, Itália, Inglaterra, Letônia, Espanha, Estados Unidos, Croácia, Bangladesh, eram algumas das nacionalidades presentes no alojamento e na universidade.

O país, apesar de pequeno, é considerado um dos mais bonitos da Europa. É sensacional. As paisagens, a arquitetura, a cultura, a culinária, enfim, é impossível não se apaixonar por Portugal.

Fiz estágio no laboratório de instrumentação e sensores da UBI e, além do aprendizado profissional, a experiência me proporcionou amizades e contatos duradouros. Hoje, dois anos depois do estágio, estou em um projeto de tradução de um livro da área, com o mesmo orientador que me acolheu da outra vez.

Oportunidades surgiram e, provavelmente, meu doutorado será feito lá, no mesmo lugar do estágio.

Acredito que, hoje, eu possa dar minha opinião sobre a pergunta:

Vale a pena fazer um intercâmbio de tão pouco tempo?

Sim.

Se souber aproveitar as oportunidades que surgem durante ele, ele pode proporcionar muita coisa boa.

Obrigado ABIPE.
Obrigado IAESTE.
Vocês fazem parte da concretização desse sonho.

Veja Também: