Depoimentos

Raquel Lage Jorge

Química - CEFET - MG

Alemanha e Turquia

Julho a Dezembro de 2010

Desde sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio, em especial na Europa. O meu anseio em conhecer novas pessoas, culturas e lugares é muito grande. Quando tomei conhecimento do programa do IAESTE, através de amigos, me interessei em participar, e coincidentemente minha universidade tem parceria com o programa.

Fui para dois países incríveis, Turquia e Alemanha. Sem sombra de dúvidas foi a melhor experiência que já vivi. Primeiramente, morei dois meses em Istambul, que é uma cidade maravilhosa. Os turcos no geral são muito hospitaleiros, e fazem muita festa pros estrangeiros, fui muito bem recebida lá. Trabalhava em uma universidade, onde aprendi muito sobre minha área lá. O pessoal que trabalhava comigo era muito atencioso.

Cheguei em Julho e estava no auge do verão no hemisfério norte, então a cidade estava cheia de intercambistas. Lá conheci gente do mundo inteiro, de países como Azerbaijão, Polônia, Índia, Alemanha, França, Eslovênia, EUA, China, Irã, Romênia, Sérvia, Grécia, Inglaterra, Hungria, e por ai vai. Fiz muitas amizades que até hoje mantemos contato e que ficarão pra sempre gravadas na memória.  A Turquia é um país maravilhoso, rico em história, cultura e belezas naturais. O sul do país, região de Antalya, tem uma beleza inestimável, com praias de águas límpidas e azuis. Já na parte central, na região de Kapadoccia, conheci um dos lugares mais exóticos que já vi! Lá visitei igrejas antigas, vi a fabricação de artesanatos cerâmicos, visitei uma das cidades subterrâneas construídas na época de Roma para que a população se escondesse em períodos de guerra. É uma região famosa por ser o segundo melhor lugar no mundo pra fazer passeio de balão, e confirmei que é verdade. A vista é tão incrível que chega a ser surreal.

Em outubro, cheguei na Alemanha, em época de Oktoberfest! Munique é uma bela cidade e os alemães, nessa época em especial, são muito alegres. A cidade respira festa. Logo depois da Oktober fui a minha cidade de destino, Höhr-Grenzhausen, um charmoso vilarejo na região oeste da Alemanha, nas proximidades de Koblenz e Colônia. O pessoal do instituto onde trabalhei me recebeu muito bem e eram muito atenciosos comigo. A Alemanha é um país extremamente organizado e aprendi muito lá. As pessoas são prestativas, educadas, e quanto a alemão ser grosso e frio, é tudo lenda. Só tenho boas lembranças de lá e grandes amizades que fiz. Como é um país relativamente pequeno, viajei muito na Europa quando estava morando lá, além de ter conhecido bastante a Alemanha também, e que sem sombra de dúvidas vale a pena, é um país ecológico, limpo, histórico e com belas cidades para se conhecer.

Agora só me resta saudades desses maravilhosos países nos quais vivi, viajei, fiz amizades, e conheci um pouco da cultura deles.

Veja Também: