Depoimentos

Raoni Ghiotto

Ciência da Computação - Universidade do Sagrado Coração

Índia

Julho a Novembro 2009

Fiz um estágio pelo IAESTE em Manipal – Índia- em Ciência da Computação realizado no centro de Ciências da Informação da Universidade de Manipal. Esta cidade é um distrito de Udupi onde a maioria dos moradores são estudantes. Um aspecto interessante é que no período de minha estadia (Julho - Novembro) havia mais estagiários do IAESTE, então pude conhecer pessoas do mundo todo. Dividi um apartamento com outros estagiários do IAESTE e fiz bons amigos, tanto indianos quanto estrangeiros com os quais ainda mantenho contato.

O IAESTE de lá sempre organizava atrações para os estagiários como viagens turísticas, etc.. Entre os colegas, combinávamos de sair em passeios e encontros em restaurantes. Participei do dia internacional da culinária em que cada estagiário cozinhou um prato típico de seu país.

A comida indiana é carregada nos temperos com ênfase na pimenta. Como aprecio esse tipo de tempero, aproveitei bem! Havia estagiários que não gostavam da comida e conseguiram sobreviver, rs.

Viajei quase todo final de semana, sempre acompanhado dos outros estagiários do IAESTE. Um passeio legal foi na praia, próxima a Manipal. Quando não íamos viajar no final de semana, pelos menos uma visita à praia estava garantida. Uma das viagens que mais me marcou foi a que fiz durante doze dias para o norte do país onde conheci a Capital, o Taj Mahal, o Ganges em Varanasi e o deserto próximo da fronteira com o Paquistão.

A cultura indiana é bem diferente da do Brasil, principalmente no aspecto espiritual. Os indianos gostam de estrangeiros e é fácil fazer amizade com eles.

Posso dizer que essa foi uma das melhores experiências da minha vida. Agradeço ao IAESTE por me propiciar essa oportunidade.

Veja Também: