Minha experiência como participante do IAESTE temporada 2017-2018 foi extremamente gratificante.
Consegui uma vaga na cidade de Merseburg, uma cidade com 40 mil habitantes no interior da Alemanha. A cidade era bem pequena, mas com o encanto e a originalidade de uma cidade interiorana alemã. A acomodação que me foi oferecida foi um apartamento compartilhado com mais 4 meninas, todas de diferentes partes do mundo, como Espanha, Republica Checa e Uzbequistão. Isso proporcionou que eu pudesse ter contato diariamente com diferentes costumes e diferentes culturas dentro da minha própria casa, além de praticar a língua inglesa (linguagem em comum) para nos comunicar o dia inteiro.
Em relação ao trabalho, trabalhei dentro de laboratório com a realização de testes de otimização no tratamento de água com metais pesados. Trabalhava 6 horas por dia, de segunda a sexta. Eu tinha um supervisor que me ensinava todos os testes, teorias e explicações em torno do assunto que trabalhava. Foi um aprendizado imenso, uma vez que estava trabalhando com pessoas de uma cultura totalmente diferente da que estou acostumada, com um ritmo de trabalho, de cobrança e de reconhecimento totalmente diferentes.
Em relação a vida social, conheci muitas pessoas do mundo inteiro que ou estudavam ou eram participantes do mesmo programa que eu. Pude conhecer pessoas de 20 diferentes países, o que me trouxe muito conhecimento sobre as diferentes culturas e modos de viver.
Durante minha estadia, pude viajar aos finais de semana tanto para cidades menores no interior da Alemanha, como também para cidades maiores, como Berlin, além de ter tido a oportunidade de conhecer outros países próximos.
O IAESTE foi um programa que me surpreendeu em muitos sentidos. É um programa que permite que pessoas que não tem condições financeiras para bancar um intercâmbio a parte da faculdade tenham essa experiência profissional externa ao seu país, agregando tanto como experiência profissional e como pessoal. A bolsa auxílio ou salário oferecido condiz com os gastos que se tem no país de destino, ajudando e muito nas despesas diárias de uma vida lá fora.
Com toda certeza, o IAESTE me permitiu que eu vivesse a maior
aventura que já vivi na vida e sou muito grata a tudo que me foi oferecido. A carga de conhecimento e experiência que vivi lá fora não tem preço e tenho certeza que marcarão minha vida pra sempre.
Meu muito obrigada, Luiza Ré (IAESTE-2017/2018)