Depoimentos

Luiza de Oliveira Mota

Farmácia - UNESP

Alemanha

Julho/2016 - Dezembro/2016

Quem diria que a faculdade já estava quase no fim e o intercâmbio me chamando. Nunca na minha vida eu imaginei que passaria por uma experiência como essa. Sempre fui muito apegada a minha família e amigos, mas todo o processo ocorreu com tanta fluidez que foi impossível fechar os olhos para essa oportunidade. E lá estava eu na Alemanha sem nem saber falar oi em alemão, me permitindo rir de cada erro e comemorar cada vitória.

Berlim é uma cidade super receptiva e agitada. Na minha opinião, o melhor lugar da Alemanha para passar um curto período, por estar imersa em história e ser uma cidade barata comparada com outras da Alemanha. O dinheiro da bolsa dá tranquilo para viver. Sabendo administrar, até sobram uns 150 euros para viagens (Perguntem ao Financeiro do IAESTE sobre todas as opções de reembolso possíveis! Ajuda muito!). Contudo, como o pessoal do comitê estuda e trabalha, é importante mergulhar na experiência e estar disposto a resolver seus problemas por si só. Assim as coisas fluem muito melhor.

O estágio em si me agregou demais!!! Ainda mais por ser em uma área que eu realmente estava me aprofundando na faculdade. No primeiro dia eu estava morrendo de medo por não saber como me portar, se realmente eu precisaria só do inglês, etc.. Mas foram todos muito simpáticos e receptivos. Nunca reclamaram de responder nenhuma das minhas dúvidas de estagiária (e olha que não foram poucas hahaha). Durante os seis meses convivi com mais 2 estagiários, que tornaram tudo mais divertido

Claaaaaro que eu não poderia deixar as viagens de fora! Uma vez na Europa, viajar é muito fácil. Tive a sorte de ter uma amiga estagiando em Potsdam e juntas conseguimos visitar vários lugares e aprender muito sobre a cultura e diferenças de cada região.

Enfim, impossível descrever 6 meses em um post. Mas posso dizer que sem dúvida alguma que não voltei a mesma pessoa. Amigos e mestres e experiências que ficarão na minha memória para sempre!

Veja Também: