Depoimentos

Larissa Dias

Eng Industrial - UFSCAR

Colômbia

Junho a Agosto de 2009

"Você esta indo para a Colômbia? Mas não tem medo das FARCs?"


... geralmente essa era a primeira reação das pessoas quando eu contava que passaria 3 meses em Ibagué, uma cidade a 4 horas de Bogotá.

Não sabia exatamente o que me esperava, mas após um pouco de pesquisa fiquei mais segura e mal podia esperar para conhecer este novo país!

Como a maioria das nações, a Colômbia tem problemas socias e políticos. No entanto, os pontos positivos se sobressaem.

Posso começar falando das pessoas... sempre alegres e dispostas a ajudar!

Durante minha estada vivi com uma família super acolhedora e divertida... sempre ríamos muito durante o almoço! Viajamos juntos alguns fins de semana e não se importaram em dirigir varias horas para que eu conhecesse o litoral norte. Até me entregaram a chave do carro algumas vezes!

Na empresa em que fiz meu estágio tive bastante autonomia. Assim que cheguei, a preocupação da minha chefe foi com que eu entendesse como cada setor funcionava, pois dessa forma poderia trabalhar melhor e dar idéias.

Mesmo sendo um pais de área relativamente pequena, a Colômbia tem grande diversidade cultural, cada região deixa sua "marca". E se não der tempo de visitar tudo pessoalmente não tem problema... em Bogotá é possível conhecer um pouco de cada região nos diversos museus, parques, teatros, bibliotecas e monumentos nacionais!

"Desde tempos remotos, Bogotá se caracterizou por oferecer um rico contexto sociocultural, produto da convergência de todas as culturas contemporâneas e ancestrais da Colômbia." (www.colombia.travel)

Outro aspecto que não poderia deixar de mencionar é a beleza natural do país. Logo ao sul da Colômbia a Cordilheira dos Andes de divide em três. Essa variedade de relevo tão próxima à Linha do Equador resulta em climas e paisagens extremos, que vão desde praias e cachoeiras maravilhosas até montes nevados, passando por desertos e florestas tropicais.

O comitê da IAESTE Colômbia está sempre organizando viagens e sabe como aproveitar essa vantagem!!!

Ao final dessa experiencia marcante me restam novos amigos, novos conhecimentos, muita saudade e vontade de voltar!!!

Veja Também: