Depoimentos

Karolina Damasceno

Engenharia Ambiental - USP

Alemanha

Setembro 2015 a Fevereiro de 2016

Estou no 5º ano de Engenharia Ambiental na USP, fiz estágio de 6 meses na Alemanha (de setembro de 2015 à fevereiro de 2016) em Merseburg, uma cidadezinha do interior, muito fofa. Trabalhei no laboratório da universidade Hochschule Merseburg, o tema da pesquisa era biofiltro de ar.

Confesso que deu muito medo antes de ir, eu não falava quase nada de alemão, apenas frases prontas que eu tinha decorado. Mas tudo foi muito tranquilo, todos me receberam com muito carinho e paciência.
Morei no dormitório da faculdade, onde não me faltava nada: tive até academia e aulas de alemão de graça. Comigo morou indiano, vietnamita, argentino, chinês e também brasileiros. Foi muito bom conhecer outras culturas, trocar experiências...

São tantos costumes para se adaptar: desde o jeito de se cumprimentar uma pessoa até a hora de ir ao mercado. Aceitei, todo mundo comete as gafes por causa do choque cultural, mas é tão bom saber que nem tudo é igual o nosso mundinho daqui.
Com o meu intercâmbio eu aprendi tanto, eu viajei tanto... Espero que muitas pessoas tenham esta oportunidade que eu tive, pois me engrandeceu como pessoa e futura profissional.

Veja Também: