Depoimentos

Juliana Mendonça

Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco

Istambul - Turquia

15/7/2008 a 15/9/2008

"Assim que soube que iria pra Turquia, admito que fiquei assustada. Não imaginava que conseguiria exatamente esta vaga!! Mas como acredito que tudo acontece por alguma razão específica, comecei a pesquisar sobre a maravilhosa cidade de Istambul... a única metrópole dividida entre dois continentes - Europa e Ásia. Quando cheguei, fiquei maravilhada com a cultura, com a diferença de religião e com a história da antiga Constantinopla. O comitê IAESTE na Turquia é muito bem organizado, e a turma de estagiários que estava lá era super animada: éramos em torno de 50 pessoas do mundo inteiro!

A cidade em si, é gigantesca - a mais populosa da Europa - com em torno de 17 milhões de pessoas. Mas era simples de andar por lá, com ônibus super bem servidos que iam a qualquer lugar, além de mini-ônibus complementares, uma linha de metro situada no lado europeu, onde ficava a minha acomodação, e os chamados ferry-boats, os barcos que atravessavam de um lado para o outro. Algo interessante era que eu tinha que atravessar a ponte - uma das duas que atravessam o estreito de Bósforo, que divide Istambul entre os dois continentes - todos os dias para ir ao trabalho. Sim, morava na Europa e trabalhava na Ásia. Não tem como descrever a emoção que sentia a cada dia, com a linda vista do Bósforo, com o pôr do sol mais lindo que já vi na vida!

A parte antiga da cidade é maravilhosa, com a Mesquita Azul, a Hagia Sofia, que era uma basílica, tornou-se uma mesquita e hoje é um museu, e o palácio Topkapi com seus jardins, além do famoso bazar coberto: o Grand Bazar! A parte moderna dá a sensação que você está numa outra cidade, com prédios modernos e altos, além de ótimos shopping centers, sendo um considerado o maior da Europa! E o centro da cidade é algo que também nunca vi na vida. Em torno da rua Istiklal, uma rua de pedestres, fica Taksim. Lá - onde passam 2 milhões de pessoas por dia - pode-se fazer de tudo, com lojas de grife, bazares, restaurantes chiques e simples, fast food, sorveterias, bares, boates (que ficam nos terraços dos bares) e até um mercado de peixes e especiarias turcas! As festas e boates são sempre muito animadas, com músicas do mundo todo!
Além disso, pude trabalhar num escritório de paisagismo e arquitetura, onde tinha um belo jardim onde passávamos o intervalo de 1 hora de almoço, que também era servido por uma cozinheira do escritório. E mesmo com a carga horária pesada - 9 horas diárias - foi uma experiência maravilhosa!

Pude também viajar um pouco pela Turquia, e conheci a Capadócia, uma bela região montanhosa onde há "cavernas" nas montanhas e até cidades subterrâneas; e cidades históricas como Tróia e Éfeso, a última com ruínas de uma antiga cidade romana, onde também se situava uma das 7 maravilhas do mundo antigo, o templo de Artemis, hoje apenas uma coluna; e a cidade de Izmir, uma cidade na costa da Turquia oriental.

Por fim, deixei Istambul com o coração na mão e deixando um pedacinho de mim, e onde pretendo voltar com certeza, afim de reviver nem que um pouco dessa experiência maravilhosa, na cidade mais linda que já fui!"

Veja Também: