Jonathan Araujo Perozi
Administração - PUCPR
Colombia
Fevereiro/2017 - Março/2017
Meu intercâmbio foi inigualável desde o começo, pois me inscrevi na IAESTE com o intuito de um intercâmbio que me auxiliasse na busca pela fluência na língua inglesa. Após o processo de atualização do meu currículo, validação de matérias na faculdade e no curso de línguas, terminei meu cadastro na IAESTE à espera das oportunidades de intercâmbio. Poucos dias depois recebi um e-mail convidando-me para trabalhar no núcleo de Marketing Internacional em uma universidade na Colômbia, a Universidade de Ibagué, poucos quilômetros de Bogotá. A surpresa foi instantânea, visto que eu nunca havia feito nenhuma aula de espanhol antes na minha vida. Porém, mesmo um pouco receoso resolvi aceitar esse desafio e me "jogar" num país onde nem o idioma eu conhecia direito.
Os primeiros dias lá não posso negar que foram um pouco difíceis, tive que me adaptar a um clima muito distinto ao meu de costume, a comida também bem diferente, sem contar o fato de eu quase não conseguir me comunicar com as pessoas de lá, por conta do idioma. Pois bem, após esses dias de adaptação já comecei a me sentir mais confortável, ir a pé ao trabalho, saber pedir com consciência a minha refeição nos restaurantes e até arriscar puxar um papo com alguém, até porque as pessoas de Ibagué se interessavam em conversar comigo, pois sabiam que eu era estrangeiro e se interessavam por essa questão.
Por estar trabalhando em uma universidade, tive a facilidade de conhecer várias pessoas da minha idade, inclusive outros estrangeiros que estavam fazendo intercâmbio na mesma época que eu. Esse fator foi muito útil para mim, já que todos os intercambistas tinham um interesse em comum, viajar muito e conhecer o país. Então, com meu primeiro salário já pude começar a planejar meu próximos passos dentro da Colômbia, os locais que eu gostaria de visitar, as cidades e as praias que eu queria conhecer. Economizávamos dinheiro durante a semana, sempre comendo em casa e evitando gastos desnecessários, para poder ir à festas nos fins de semana e viajar quando planejávamos; Isso foi muito importante para o meu crescimento e maturidade, já que nunca havia morado sozinho antes.
Com poucos meses vivendo lá já me sentia em casa, me adaptei muito bem ao idioma, fiquei muito amigos dos meus 2 colegas de apartamento, conseguia administrar bem o meu dinheiro para fazer o que eu queria e gostava muito das minhas tarefas no trabalho. Portanto, essa experiência me trouxe uma bagagem muito além do idioma, que era somente o que pensei no início, mas também foi uma imersão cultural da Colômbia, maturidade, experiência profissional. E por causa de todos esses fatores, esse diferencial no meu currículo foi o motivo da minha contratação no meu emprego atual quando voltei ao Brasil. Essa experiência ficará pra sempre marcada na minha vida, sou muito grato pelos momentos que tive.