Depoimentos

Jonas Henrique do Carmo

Eng. Elétrica - UNESP

Botswana

Julho a Outubro 2010

Quando descobri a ABIPE/IAESTE estava no penúltimo ano do curso de engenharia elétrica. Estava desanimado, precisando de algo novo. Aí consegui uma das vagas remanescentes. Das várias vagas que poderia me candidatar escolhi Botsuana. Nem sabia onde era. Fui descobrir que era na África depois que candidatei. Não me arrependi nem um pouco e confirmei algo que já suspeitava: temos uma imagem totalmente errada da África.

Foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Aprendi muito tanto profissionalmente como pessoalmente. O emprego era excelente, as pessoas muito atenciosas. Morei na casa de um professor da Universidade de Botsuana, casa excelente, quarto só pra mim. Demais!

Além disso, pude conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa, conhecer não só pessoas daquele país mas também de vários outros lugares, safáris, amizades, lugares e o mais importante: trouxe estórias, várias delas!

No final do intercâmbio tive a oportunidade de fazer uma viagem pra Cidade do Cabo, na África do Sul tudo pago com o dinheiro que ganhei no estágio. O lugar mais lindo que já vi em toda minha vida.

Estava a procura de algo diferente e encontrei. Lembranças que ficarão guardadas pra sempre na memória que, se falhar, terá ajuda de 2297 fotos, de um blog que escrevi enquanto estava por lá (mineironaafrica.blogspot.com) e amizades que trouxe de lá para recordar todos os 97 dias que passei lá na África.

Veja Também: