Eu tinha um sonho quando eu entrei na faculdade que era fazer um intercâmbio e conhecer outro país. Conheci o programa IAESTE que fez possível a realização do meu sonho. Escolhi Gana como meu destino pela experiência incrível que era conhecer um país na África e pela experiência profissional que parecia bem promissora.
Então embarquei nessa aventura, minha primeira viagem internacional, minha primeira experiência morando sozinho e a primeira vez que eu teria que falar inglês em um país estrangeiro. No início você pode até ficar com medo, é tudo muito novo, muito muito diferente de tudo que estamos acostumados. Mas quando você conhece as pessoas que estão ali só pra te ajudar e fazer da sua experiência a mais inesquecível possível você se encanta cada dia mais.
Morei na capital do país em uma casa de família local abençoada, e não fui o único estrangeiro a casa da Auntie Beatrice é famosa por receber estudantes IAESTE por quase 10 anos!! A experiência foi incrível, todos os dias aprendia algo diferente, mesmo num país pobre economicamente você consegue ter uma lição de vida convivendo com as pessoas locais. Sempre estão sorrindo e felizes, não importa a circunstância, sempre querendo saber mais sobre a nossa vida e os nossos costumes. A troca de cultura e aprendizagem acontece a todo momento. Apesar da pobreza eu nunca me senti tão seguro, o país é completamente seguro, as pessoas lá odeiam violência e quando eu contava sobre as histórias do Rio de Janeiro, eles ficavam abismados.
E o que fez a minha viagem melhor ainda foi a experiência profissional, fiz parte de uma empresa nacional, onde os membros mixavam entre ambiente profissional e familiar. Trabalhei muito e aprendi muito, cada dia era um desafio diferente. Tenho muito a agradecer a todos da empresa por todas as conversas indo e voltando do trabalho e por todos os momentos em que passei dificuldade e eles estendiam as mãos para me ajudar.
Enfim, o que eu tenho a dizer é que se alguém possui algum receio de ir para Gana, mude seu pensamento e procure saber mais com as pessoas que realmente estiveram lá, você pode estar perdendo umas das experiências mais incríveis da sua vida.