Depoimentos

Hiago Cesar Lima Fonseca

Engenharia Mecatrônica - IF Sudeste MG

Gana

Setembro/2016 - Outubro/2016

Foi a primeira vez que viajo para fora do Brasil e admito que no início estava um pouco com medo, pois Gana é um país não tão conhecido por nós, tentei várias vezes pesquisar sobre o país na internet e não se encontra tanta informação sobre como são as coisas por lá. O que me ajudou muito a tomar a decisão de ir para lá sem medo foi o estudante Evandro, que esteve por lá no ano de 2015 pela IAESTE.

Para mim tudo era novidade, assim que cheguei passei uma noite em uma casa de família com diversos estrangeiros (maioria alemães) e já no dia seguinte peguei um ônibus para a cidade a qual iria ficar, Kumasi. Fiquei em um alojamento de estudantes, tendo que dividir o quarto com mais 3 estudantes. Confesso que a parte mais legal era estar nesse alojamento, pois todas as tardes nos encontrávamos e ficávamos conversando até altas horas, cada um contando um pouco do que já viveu e de como são as coisas em seus respectivos países.

Nos finais de semana quase sempre viajávamos pelo país, sendo que cada uma delas era uma aventura diferente. Pude conhecer lugares e pessoas incríveis, como também alguns que nos fizeram passar um pouco de aperto, mas no final tudo serviu como experiência.

É admirável ver como eles são alegres e vibrantes, mesmo vivendo em um país onde existe bastante desigualdade social. Servem de exemplo para todos nós de como sempre devemos estar bem-humorados, independentemente da situação à qual estamos vivenciando.

Veja Também: