Depoimentos

Gustavo Cruz

Administração - Faculdade de Ciências Gerenciais

México

11 meses - 2008

Eu terminei minha graduação em Administração de Empresas em dezembro de 2007. Estudava MBA em gestão estratégica de Negócios, mas estava indeciso sobre meu futuro profissional.  Já tinha participado de um programa de intercâmbio nos EUA e estava trabalhando em um banco, mas queria alguma coisa diferente. Foi quando por acaso encontrei a IAESTE.               

Me mostraram as vagas disponíveis e imediatamente me identifiquei com uma vaga no Mexico. O que me chamou atenção foi a empresa, muito conhecida no Brasil. Fiz o processo de seleção e fui aprovado. Então mais uma vez que bateu a dúvida e um friozinho na barriga sobre largar tudo no Brasil e sair para um futuro incerto. Resolvi  ir, e foi uma das melhores decisões da minha vida.

Tive uma experiência profissional incrível. A vaga era para Recursos Humanos. Chegando lá me informaram que eu faria Job Rotation em 4 diferentes áreas de RH. Mas após dois meses, me perguntaram se eu estaria interessado em trocar de área. Aceitei o desafio e fui para Qualidade. Não entendia quase nada da área, mas a empresa ofereceu diversos treinamentos e cursos para me capacitar. Nesse departamento, participei de projetos conjuntos com outras áreas, tendo uma ideia geral do negócio da empresa. Em pouco tempo minha coordenadora entrou em licença maternidade e eu cobri o lugar dela. No final do programa me ofereceram uma posição na filial da empresa no Brasil, onde estou trabalhando atualmente.

Mas o melhor da viagem foi a experiência de vida que tive. A adaptação com a cultura não foi das mais fáceis. Inicialmente tive muita dificuldade com a alimentação, sempre exagerada em pimentas de todos os tipos, mas aos poucos fui me acostumando. E também tive que aprender a me virar sozinho: a cozinhar, lavar e até passar roupa.

Morei em Monterrey, a terceira maior do México. Fui super bem recebido no lugar e criei um vinculo muito forte com a família que me recebeu. Além da familia mexicana, morei com pessoas de 5 diferentes nacionalidades.  Geralmente nos comunicavamos em inglês, mas era uma salada mista com todos aprendendo espanhol e acabando misturando as linguas, mas no final deu tudo certo e quase todos aprenderam o espanhol durante o programa.

Nesses 11 meses pude conhecer 14 dos 31 estados mexicanos, em viagens pela empresa ou com amigos. Conheci lugares incríveis: praias, desertos, montanhas, cidades históricas, construções Maias e Astecas, etc. Passei muito calor no verão, com temperaturas de mais de 40°, e frio no inverno, com temperaturas de até 0°.

Enfim, foi uma experiência incrível, dificil de descrever. Fiz amigos de diversas partes, viajei bastante e fui a lugares que nunca havia imaginado, conheci uma diferente cultura, aprendi outra lingua, cresci profissionalmente em diferentes áreas da empresa aumentando minha visão de negócios e, para fechar com chave de ouro, já voltei com emprego no Brasil. Valeu a pena correr o risco de enfrentar o desconhecido!

Veja Também: