Depoimentos

Gicele Silva Duarte Sá

Engenharia Ambiental - UEMG

Alemanha

Agosto 2016 - Novembro 2016

Meu estágio foi em Agosto de 2016 na cidade de Freiberg, no IEC - Institute of Energy Process Engineering and Chemical Engineering da Tu Freiberg, Alemanha.

Após a aprovação da vaga pelo empregador, o comitê regional do IAESTE de Freiberg manteve contato comigo, explicando como chegava à cidade, qual seria o melhor meio de transporte e posteriormente me buscaram na estação do trem com uma placa do IAESTE.

Eu participei de uma pesquisa voltada para a produção da energia usando os métodos de Pirólise e Gaseificação, aonde eu trabalhava com a produção e análise dos resultados. No final do meu estágio tive que apresentar para toda a equipe da pesquisa os resultados que obtive e explicar sobre minha cidade no Brasil, com direito a 30 minutos de perguntas. Foi uma experiência enriquecedora, composta por novos pontos de vista sobre a produção de energia no mundo e pude perceber como somos capazes de criar coisas maiores das quais imaginamos e isso é maravilhoso, pois podemos ter diferentes percepções sobre algo e juntos desenvolver grandes projetos.

As acomodações de Freiberg são ofertadas para todos os estagiários em um mesmo prédio, o qual possui ótima localização, ambiente agradável. Os encontros que temos aqui no Brasil também ocorre na Europa e graças a estes eventos pude conhecer inúmeros trainees de diferentes lugares, com o crescimento da rede, network que fazíamos começamos a marcar para irmos aos eventos juntos. Isso ajuda a se socializar quando se faz uma viagem só.

Encantei-me com a cultura Alemã, de uma honestidade, sinceridade e pontualidade que são mostradas de forma tão simples no cotidiano, como não atravessar o semáforo enquanto não estiver verde, independe de não ter um ser humano ou carro na rua, eles Esperam.. Acreditem. Uma dica é se dediquem, deem o seu melhor no estágio e estejam abertos para o novo, saibam respeitar as pequenas diferenças que encontramos de uma cultura para a outra.

Veja Também: