Depoimentos

Flávia Santos Souza

Administração - Faculdade Aracruz

Colômbia

Agosto a Dezembro de 2010

Colombia, el riesgo es que te quieras quedar

Sempre sonhei em fazer um intercâmbio e quando estava no último período da faculdade fiquei sabendo que teria uma seleção para uma vaga de estágio no exterior em Administração, foi meu primeiro contato com a IAESTE/ABIPE que foi minha porta de entrada para realização de um sonho. Quando as pessoas sabiam que eu iria pra Colombia, sempre me perguntavam: Porque escolheu Colombia? Não tinha outro país? Cuidado com as FARCs... e outras colocações sem significância, mas que me incomodavam pelo pré-conceito que eles tinham do país mesmo sem conhecê-lo.

Encantei-me a primeira vista pela Bogotá Cosmopolita, cultural, divertida, gastronômica... e de compras é claro. Quanto à experiência profissional, eu dava assistência e apoio à oficina de internacionalização da Corporação Universitária Minuto de Dios, apoiava como voluntária no CED – “Centro de Educación para el desarrollo” em projetos sociais em bairros vulneráveis e em outros projetos, atividades que fizeram com que eu tivesse mais contato com a cultura, costumes e pessoas desse lindo país, que em muito contribuiu para meu aprendizado e prática do Espanhol.

As diversas regiões que fazem parte do país, possuem características definidas, que expressam sua gente nas mais diversas formas e manifestações culturais, cada uma com personalidade própria, dado a acontecimentos, personagens, identidades raciais, costumes e crenças. Um país de geografia diversa, riquezas naturais, paisagens deslumbrantes e pessoas acolhedoras, povo hospitaleiro, um pais de muitos contrastes que fizeram com que a todo tempo livre, eu saísse a conhecer novas cidades, povoados, parques nacionais e pessoas fossem elas costeñas, santanderianas, cundiboyacense, valluno..pessoas Chévere.

Em Bogotá sempre há o que fazer, lugares para visitar, algo para conhecer como os diversos museus: Museo del Oro, Museo Botero, Museo Nacional, teatros, festivais, parques recreativos, bibliotecas, galerias de arte, La Candelaria, Zona Rosa, Zona T, esses últimos se destacam pela “Rumba” e vida noturna, além disso existem outros lugares e cidades lindas como Medellín, Cartagena de Indias, Parque Natural Tayrona em Santa Marta, Guatavita, Villa de Leyva, Parque Nacional Natural Nevado del Cocuy, Boyacá, Villavicencio com suas exquisitas carnes llaneras, la Catedral de sal de Zipaquirá, sem esquecer as lindas praias caribenhas. Só tenho a agradecer a Deus e a Iaeste-Abipe pela oportunidade a mim concedida de conhecer “El país de la pasión”.

Gracias Colombia!!!!

Veja Também: