Depoimentos

Filipe Guimarães Ribeiro

Engenharia Geológica - UFOP

Alemanha

Agosto 2016 - Outubro 2016

Fiz um estágio pelo IAESTE em Halle – Alemanha em Geotecnologias realizado na Universidade de Halle, Norte da Alemanha. É uma cidade bem desenvolvida, tanto em aspectos financeiros, quanto culturais e sociais. No período em que viajei morei sozinho em uma kitnet, porém encontrava todos os dias os meus vizinhos para uma boa resenha, na área em comum do prédio em que morava.

O IAESTE de lá sempre organizava atrações para os estagiários, tais como encontros na sala do Iaeste, com bebidas e comidas típicas de vários países. Além disso saímos para bares e fizemos noites culturais, respeitando a cultura gastronômica de quem organizava os encontros. Chegamos a fazer inclusive uma noite Brasileira, muito bem sucedida por sinal. Entre os colegas, combinávamos de sair e viajar pela Europa. Tive a companhia de mais 3 brasileiros que também faziam estágio na mesma Universidade que eu fazia. Foi muito interessante para mim conhecer a cultura Europeia, já que além de conhecer locais novos e comer comidas novas, pude entender o funcionamento de uma sociedade bem desenvolvida.

O estágio foi de suma importância para meu desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que pude aprender sobre diversas Geotecnologias, o que é imprescindível para a minha formação em Engenharia Geológica. Além disso pude aprender o básico de Alemão, além de intensificar e praticar meus conhecimentos em Inglês.

Nesse sentido posso dizer que a minha experiência no exterior foi um sucesso e de suma importância para crescimento pessoal e profissional.

Veja Também: