Depoimentos

Felipe Furini Soares

Administração

Colômbia

Agosto a Dezembro 2009

Já tenho certa experiência com a IAESTE, fiz um estágio na Alemanha e um na Argentina. Desde que me vinculei ao programa em 2005, tive a oportunidade realizar estágios em três países, conhecer inúmeras pessoas nos encontros sociais em São Paulo, além de comungar com o espírito de uma cultura de paz e desenvolvimento que existe no programa (para quem conhece verdadeiramente o programa, sabe do que estou falando).

O principal motivo desse depoimento é compartilhar uma pouco de minha última experiência de estágio, realizado em Bogotá – Colômbia, de agosto a dezembro de 2009.

Inicialmente, me inscrevi para uma vaga de um mês na Colômbia, pois meu principal interesse era conciliar férias de trabalho com uma experiência profissional internacional em minha área de atuação, em país de língua espanhola. Desta forma, Bogotá era um destino um tanto quanto esperado, uma vez que, possui um espanhol neutro, sem tantos modismos.

Por ocasião do destino, minha vaga foi cancelada pelo empregador, o que fez com que a IAESTE me apresentasse outra vaga. Foi uma surpresa e tanto quando recebi a nova vaga, pois a descrição da outra vaga estava ainda mais relacionada com minhas expectativas, pagava o triplo do salário da vaga anterior e me permitia trabalhar na função por um período de um ano! Trabalhei em uma universidade, onde atuava como professor assistente, além de realizar trabalhos de campo com comunidades vulneráveis, que em sua maioria, eram refugiadas do conflito armado no país.

A experiência foi muito enriquecedora, pois como já havia terminado minha especialização no Brasil, pude experenciar o exercício da docência e realizar trabalhos de campo nas áreas de economia solidária e educação para o desenvolvimento.

O fato de estar na Colômbia por meio da IAESTE, me permitiu criar um network acadêmico muito interessante, que acabou auxiliando na continuidade de meus estudos. Em janeiro de 2010, volto à Colômbia na categoria de bolsista do ICETEX / Governo Colombiano para realizar meu mestrado na Universidad de Los Andes, que é a universidade de maior prestígio nacional e de grande reconhecimento internacional.

Só tenho que agradecer à IAESTE pelos anos de caminhada, pelas oportunidades, desenvolvimento profissional e acadêmico.

Veja Também: