Depoimentos

Felipe Furine Soares

Estudante de Administração de Empresas do Mackenzie

Berlim - Alemanha

Meu primeiro estágio no exterior foi na Bundesdruckerei, empresa alemã com sede em Berlim, recém-privatizada, que é responsável pela impressão das notas de Euro. Foram apenas três meses que valeram por muitos anos de trabalho. A experiência foi proveitosa demais. Embora no princípio tenha estranhado essa rigidez que é muito diferente do nosso famigerado “jeitinho brasileiro”, ele reconhece que com isto ele conquistou um senso superior de responsabilidade e respeito pelo tempo dos outros.

Qualidades que são bem-vindas em qualquer profissional que se leva a sério. Passei a ver que as aflições, os anseios, as dúvidas, as dificuldades são quase as mesmas em qualquer parte do mundo. Mas nem só de trabalho e estudos vive o ser humano. Investi o salário que faturei com o estágio para valorizar ainda mais meus conhecimentos, viajando para diversas cidades alemãs e capitais européias como Londres, Paris, Praga e Amsterdã.

Sem dúvida nenhuma, acredito que minha experiência no exterior me possibilitou uma ampliação em minha visão de mundo, desenvolvimento da liderança, trabalho em equipe, capacidade de solucionar problemas e imprevistos.

Veja Também: