Depoimentos

Farley Igor Martins

Eng Elétrica (Eletrônica e Telecomunicações) - INATEL

Suíça

Maio a Julho 2008

Sou formado em Engenharia Elétrica (Eletrônica e Telecomunicações) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) em dezembro de 2008. Desde que iniciei minha graduação, tinha muita vontade de fazer um intercâmbio. Mas infelizmente a situação financeira não ajudava muito. Ao ouvir sobre o programa IAESTE, vi uma oportunidade para poder fazer o intercâmbio, e principalmente, adquirir experiência ao trabalhar na minha área de pesquisa e atuação profissional.

Fui para a cidade de Burgdorf na Suíça, onde trabalhei na Berner Fachhochschule - Technik und Informatik em maio/08 a julho/08, na área de engenharia eletrônica, especificamente em Sistema Embarcado, tendo como foco o aprendizado de desenvolvimento de Device Drives em Linux Embarcado usando plataforma ARM XScale.

As primeiras semanas, como era de se esperar, foram difíceis para a adaptação. Mas com o passar do tempo passou a ser tranquilo e mais prazeroso, o maior problema foi o choque cultural que se tem ao chegar em um país diferente. Sendo que após minha experiência, entendi que o bom do intercâmbio é justamente aprender outra cultura, onde se aprende costumes diferentes e também se ensina, pois estava trabalhando no laboratório de digital, e sempre aparecia alguém querendo conversar e aprender sobre os costumes brasileiros. O que ajudou muito para que adquirisse uma grande melhora na língua inglesa, que também era um dos focos da realização do intercâmbio. E até aprendia algumas palavras em alemão.

Desta experiência, tirei muitas coisas boas que fazem com que eu não tenha motivos para reclamar. Tive uma oportunidade ímpar e a aproveitei. Mudei minha visão de mundo, percebi como que o respeito às diferenças são importantes. E tenho também isso em meu currículo, o que conta muito para uma boa apresentação de experiência profissional. Recomendo!!!

Veja Também: