Fiz dois estágios em dois países bem diferentes: Irlanda do Norte e Bósnia.
Para ambos escutei de várias pessoas “o que você vai fazer nesses lugares??” mas sempre tive convicção de que seria bom.
Quando fui aceito para o estágio em Belfast (Reino Unido) achei muito bom apesar do passado conturbado da cidade. Tive uma boa primeira impressão da cidade e fui para onde iria morar, um alojamento estudantil. Ao chegar conheci os outros estudantes do IAESTE (uns 20, de todos os lugares do mundo) e fiz amigos para sempre. Encontrei também o amor da minha vida: a cerveja Guinness!! Quanto ao estágio, foi muito interessante. Trabalhei em uma empresa grande da área de construção civil. Fiz metade do tempo no escritório e a outra metade, na obra; assim pude aprender um pouco de cada. Mas os amigos, as viagens e as baladas são as memórias que levarei comigo. Inesquecível!!
Ao acabar o estágio em Belfast, consegui outro na Bósnia. Fiz esse porque ninguém quis a vaga; deram “mole” e eu fui de novo. Esse foi em uma cidade chamada Mostar e só por 1 mês. Mesmo assim, percebi que os bósnios são um pessoal muito receptivo; acho que sofreram muito com a guerra e agora, só querem a felicidade e recuperar o tempo perdido. O estágio foi bom, e quando descobri que é costume beber cerveja durante o trabalho, aí ficou melhor ainda!
Nunca duvidei que seriam experiências bacanas. E assim foi..
Agora estou fazendo um mochilão na Europa e tem sido uma boa oportunidade para reencontrar os amigos que fiz em seus respectivos países. Descobri também que o mais importante para que uma viagem ou estágio sejam bons, são as pessoas que você conhece, e não o lugar! É melhor ter histórias que fotos. Fica a dica.