Depoimentos

Chaiane Neumann

Química Industrial - URI Erechin

Alemanha

Junho a Julho de 2011

Realizei um estágio de 2 meses na área de Química Ambiental na Leuphana Universität, em Lüneburg, Alemanha.

Foi uma experiência inesquecível, valeu muito tanto profissional como pessoalmente.

A organização, precisão e objetividade no trabalho em laboratório era surpreendente. Os conhecimentos adquiridos durante as reuniões para discussão de resultados me fizeram crescer profissionalmente.

A inexistente frieza alemã também me causou surpresa, pois me preparava para passar dois meses com saudades do Brasil, mas pelo contrário, fui muito bem recebida lá, e desde a primeira semana “já me sentia em casa”.

Os fins de semana organizados pelos IAESTE’s LC eram muito legais e, assim, era possível conhecer pessoas de todos os lugares, fazer novas amizades e até arrumar companhia para viagens.

A experiência de morar sem a família por perto, em um país diferente, com colegas de apartamento com diferenças culturais me fizeram perceber o quanto nos adaptamos às mais diversas situações.

A cultura diferente me fez crescer. O hábito de levar sacolas para fazer compras, reciclar, separar o lixo, manter tudo sempre limpo e organizado, são alguns dos exemplos que tenho tentado adaptar ao meu dia-a-dia aqui no Brasil.

Enfim, IAESTE é um programa que com certeza vale a pena, recomendo muito! Além da diferença no currículo que um estágio no exterior proporciona, o crescimento pessoal é imensurável.

Veja Também: