Em 2010 tive a oportunidade de participar do programa da Iaeste. Consegui uma vaga de estágio em Portugal, na cidade de Lisboa.
É difícil descrever qual foi a minha maior surpresa ao chegar neste lugar admirável. Nunca imaginei que este pequeno país (berço de nossa nação, não devemos nos esquecer disso!) pudesse ser tão rico culturalmente como qualquer outro grande país Europeu. Terra do fado, das grandes navegações, das muitas igrejas e do futebol (e eles podem ser tão fanáticos quanto nós neste quesito!).
Trabalhei em um laboratório na Universidade Técnica de Lisboa, no setor de química ambiental. Desenvolvemos um estudo sobre aplicação de compostos orgânicos no solo. Uma linha de pesquisa bastante difundida no país, graças à sua marcante economia agropecuária. Fui muito bem recebido no meu local de trabalho, onde aprendi muito, tanto sobre o trabalho como sobre a cultura portuguesa, e pude compartilhar experiências com meus novos colegas.
Não foi nada difícil me adaptar ao estilo de vida "lisboeta", muito parecido com o nosso. As pessoas podem parecer um pouco rudes no início, mas bastam algumas palavras para descobrir um povo muito hospitaleiro, que se orgulha do seu país, dos seus poetas (quem não se lembra de Camões e Fernando Pessoa?) e, principalmente da sua culinária (realmente muito boa). Além disso, o contato com estudantes da Iaeste de outros países foi muito interessante.
Passava os dias da semana planejando a viagem do final de semana! Apesar do tamanho limitado de seu território, Portugal tem uma diversidade fantástica de paisagens. De belas praias no sul, passando pelas grandes planícies alentejanas (com ótimos vinhos!) até as montanhas do norte. Entre um castelo e outro, nada mais surpreendente do que se deparar com uma capela toda coberta por ossos humanos!
O país também é um ótimo ponto de partida para conhecer a Europa. Após o estágio pude viajar um pouco e conhecer países como a Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, Suíça, Itália.
É impossível descrever Portugal e a experiência de participar de um progrma da Iaeste em um pequeno depoimento. É algo que deve ser vivido.