Depoimentos

Carolina Redondo

Eng de Alimentos - UNESP

Alemanha

Agosto 2009 a Fevereiro 2010

Fui para Braunschweig, na Alemanha, para fazer um estágio de três meses na área de engenharia de alimentos. Logo no início já fui buscando meios de estender esses três meses e deu certo. Consegui ficar de agosto de 2009 a fevereiro de 2010.

A experiência foi excelente. Aprendi bastante, conheci pessoas vários países diferentes e visitei cidades lindas. Os trainees que já estavam lá, tanto alemães quanto estrangeiros, me ajudaram bastante nos primeiros dias. Foram me buscar na estação de trem, me deram um mapa da cidade, foram comigo abrir uma conta no banco, assim que eu cheguei me levaram no supermercado e me ajudaram com as compras, etc etc etc. Uma receptividade muito além das minhas expectativas.

Quanto à cultura, não senti muita diferença. Os alemães são um pouco mais reservados mas a partir do momento que você os conhece melhor são ótimas companhias.

O pagamento que eu recebi me ajudou muitíssimo! É lógico que depende muito da cidade em que o trainee está, pois umas têm custo de vida mais elevado e outras são mais baratas. No meu caso, dava pra pagar as contas do mês sem sacrifícios.

A maior dificuldade foi o clima. Esse último inverno foi bem rigoroso, com temperaturas de -17C e bastante vento. Mas nada que várias camadas de roupa e um casaco de inverno reforçado não resolvam. Com o tempo acabei acostumando e festejava quando via na previsão do tempo que a mínima em alguma semana fosse de “só” -5C!

Bom, não tenho do que reclamar. Foi um período de aprendizado enorme e uma experiência que eu recomendo a todos. Faria tudo de novo!

Veja Também: