Depoimentos

Caio Eduardo Soria Roque

Engenharia Química - UNICAMP

Argentina

Agosto de 2019 a Outubro de 2019

Eu viajei para a cidade de Resistencia na provincia de Chaco, no Nordeste da Argentina, fica a mais ou menos 200 Km da divisa com o Paraguai. Eu estive por 9 semanas trabalhando na Faculdad Regional Resistencia, embora o requisito para a vaga fosse cursar engenharia química, as principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio forram relacionadas com programação (um hobby para mim) e química teórica. Nós estavamos investigando interações desejáveis entre moléculas de cloro e algumas moléculas que continham grupos amino. A minha rotina semanal era de 8 horas, mas eu tinha liberdade de fazer meu horário, já que eu tinha a opção de fazer Home office, pois utilizava o servidor da faculdade para executar as otimizações das moléculas. O pessoal do escritório era bem simpático e sempre estavam dispostos a me ajudar com o que eu precisasse, porém a comunicação tinha que ser em espanhol, apenas meu tutor falava fluentemente em inglês.

A cidade tem cerca de 270 mil habitantes e lembra muito as cidades brasileiras, tem bastaste praças, um diferencial local é a grande quantidade de esculturas que há nas ruas da cidade, quase toda esquina tem uma. Por sorte, fui pra lá no inverno, no verão me contaram que o calor é insuportável.

Eu fiquei hospedado na casa de um casal de irmãos, no centro da cidade, eles eram muito legais e atenciosos comigo, me mostraram diversos costumes e comidas típicos da Argentina, me ensinaram inclusive a preparar El mate, versão Argentina do chimarrão brasileiro e preferência nacional. Eles também me levaram para conhecer provincias vizinhas e seus familiares, todos foram muito amáveis comigo, estava com um pouco de medo por ter ouvido falar que os Argentinos são presunçosos, mas pelo menos na região que visitei, isso é besteira.

De modo geral, esse estágio foi uma excelente experiência, nessas 9 semanas eu tive a oportunidade de conhecer um novo país, uma nova cultura e uma nova linha de pesquisa muito interessante. Tive a oportunidade de praticar dois idiomas e ainda fui convidado a apresentar um minisseminário numa faculdade em uma cidade vizinha falando sobre o que eu faço no Brasil.

Recomendo a experiência a todos que estão em dúvida ou com medo, no começo é um pouco difícil mas no final vale a pena.

Veja Também: