Depoimentos

Áurea Isabel Corradi de Oliveira

Física - UFMG

Alemanha

Dez/2016 - Fev/2017

Minha experiência com o IAESTE foi nada menos que INCRÍVEL! Fiquei por três meses na pequena cidade de Magdeburg, na Alemanha, estagiando na Otto-von-Guericke Universität Magdeburg. Tive a honra de trabalhar com professores e pesquisadores super competentes e aprendi muito com eles.

Fui na época de inverno e não me arrependo nem um pouco. Os alemães sabem mesmo como celebrar o Natal e o Ano Novo! Os mercados de Natal são absurdamente lindos e encantadores. Apesar de serem pessoas mais reservadas, fui muito bem tratada e fiz muitos amigos durante o intercâmbio, incluindo meus próprios supervisores, os quais me convidaram diversas vezes para os acompanharem em viagens, almoços e jantares de família. Por causa disso, acabei não me apegando apenas ao trabalho que fiz lá, mas também às pessoas com quem trabalhei e com suas famílias, que me acolheram de forma muito carinhosa e estavam sempre dispostos a me ajudar, mesmo com assuntos que não eram relacionados ao trabalho.

Durante o intercâmbio, conheci outros brasileiros que estavam também estagiando pelo IAESTE, os quais me ajudaram muito quando cheguei à Alemanha (Túlio e Luana, muito obrigada!) e que fizeram parte de viagens e momentos que serão inesquecíveis.

Meu trabalho foi muito enriquecedor e proveitoso, realizei duas apresentações enquanto estava lá, além um pôster sobre o trabalho que foi apresentado em uma conferência, e, agora, o  próximo passo será a publicação de um artigo com os resultados que obtivemos com o trabalho que eu fiz.  Logo, posso logo dizer que toda a minha experiência em Magdeburg superou todas as minhas expectativas e isso não poderia ter sido melhor.

Durante todo o processo, pude contar com toda a ajuda e suporte da ABIPE, que estava sempre disponível para tirar todas as minhas dúvidas, por mais ingênuas que fossem.

Por isso, meu recado pra você que está pensando em fazer esse intercâmbio é: não pense duas vezes! É uma oportunidade não apenas profissional, mas também cultural. Ter a chance de conhecer um lugar novo, com uma cultura diferente da sua, não tem preço! Acredite, você vai amadurecer muito como profissional e também como pessoa.

Obrigada a todos que fizeram parte desse sonho e que venha o próximo estágio com o IAESTE!

Veja Também: