Depoimentos

Ana Luiza Prado

Agronomia - UFV

País de Gales

Julho/2016 - Agosto/2016

Sou Ana Luiza Prado, aluna de Agronomia da UFV e em Julho de 2016, me apresentei a minha orientadora Dra. Julia Sanchez na School of Biosciences da Cardiff University no Reino Unido, onde iria passar os próximos dois fantásticos meses numa pesquisa sobre a influência da coloração das flores da planta Impatiens Glandulifera em sua polinização, crescimento e sucesso reprodutivo.


A cidade em que morei é Cardiff, capital do País de Gales, onde fui muito bem acolhida pelos galeses, por minha orientadora e meus novos amigos do IAESTE. 
Minha rotina era basicamente estudar e trabalhar no meu estágio em Ecologia de plantas durante a semana e viajar pelo Reino Unido de trem nos finais de semana, onde acabei conhecendo os principais lugares do Reino Unido, como  diversas cidades na Inglaterra, País de Gales e a Escócia em uma trip para Isle of Skye organizada pelo IAESTE Glasgow, onde fiz muitos amigos de diversas partes do mundo, pessoas fantásticas, amigáveis, com as quais eu jamais imaginaria cruzar um dia. 

 

No contato com a cultura dos galeses, me impressionou muito o quanto são acolhedores e alegres. Eles tem dois idiomas oficiais: galês e inglês. O Galês é uma língua muito interessante, com quase nenhuma vogal, e bem diferente de tudo que conhecia. Por exemplo, "Wales" em gales se escreve "Cymru" e "welcome" se escreve "croeso". Pratiquei e aperfeiçoei muito meu inglês nessa experiência. Cardififf é uma cidade muito florida e verde, com lindas casas, vários parques, ótimos músicos, muitos dragões (símbolo de Wales), fish and chips, fãs de Rugby e do time de futebol que pela primeira vez foi para as finais da Eurocup no período que eu estava lá.


Os britânicos são muito disciplinados, comprometidos e inspiram confiança, o que certamente faz deles uma nação desenvolvida. São programas como o IAESTE que podem promover mais e mais a ida de Brasileiros estudantes lá fora, para que possam ver e perceber o quanto nós brasileiros podemos ser tão bons e desenvolvidos quanto eles, em todos os aspectos, assim como fazer com que os estrangeiros conheçam mais sobre o quanto é rica a cultura brasileira. Desde o momento que me inscrevi no programa até minha volta ao Brasil, o IAESTE com muita seriedade me deu total suporte e sempre pontual com minha bolsa auxílio do estágio que foi suficientemente capaz de cobrir todos meus gastos do período do estágio. Gostaria muito de fazer outro estágio com o IAESTE  e recomendo essa experiência profissional e de vida para todos!

Veja Também: