Depoimentos

Samantha Miler

Engenharia de Petroleo - Un. Estácio de Sá

Omã

Agosto de 2014 a Setembro 2014

" Primeiramente eu gostaria de dizer que o Omã também não foi minha primeira opção de estágio. Vamos ser sinceros, a gente se inscreve no programa e já começa a sonhar com todos os destinos europeus! Comigo não foi diferente. No entanto não fui aceita na minha primeira vaga, o que foi muito frustrante, e depois de algumas semanas de muita incerteza, a nossa querida Aline Leonelo encontrou uma nova oportunidade pra mim no Omã. Diante de todas as dúvidas que surgiram na minha cabeça, a única certeza era que desistir do meu tão sonhado estágio fora, não era uma opção!

O mais interessante é que a vaga do Omã era centenas de vezes melhor para minha carreira que a minha primeira vaga. Estagiei na maior empresa do país, com uma infra estrutura e um programa de trainee que me surpreendeu à cada dia!

Mas a realidade é que eu nao sabia o que me esperava por lá, eu nao conhecia os costumes, eu nao sabia até que ponto estava preparada para uma mudança tão radical de cultura. E todas as minhas dúvidas eram normais, já que além de ter minha opinião manipulada pela mídia que sugere que todo país muçulmano é potencialmente "perigoso", eu nem sabia onde o Omã se localizava geograficamente.

Mesmo assim eu fui! E não tenho palavras pra descrever tudo o que descobri e aprendi por lá. Pra quem não sabe o Omã é um país rico, bem desenvolvido, extremamente seguro, a segunda lingua é o inglês e ninguem (absolutamente ninguem) espera que vc se vista ou haja como eles! Existem muitos europeus e canadensese morando no Omã por causa da industria de petroleo super aquecida do país, todo mundo fala inglês e estrangeiros são tratados com muito carinho. Nós íamos à praia toda semana (sim, de bikini) e durante os finais de semana a IAESTE OMAN nos levava constantemente em viagens e passeios maravilhosos, na maioria da vezes com tudo pago.

Todos os intercambistas das IAESTEs do mundo todo moram juntos, num mesmo prédio, o que proporciona uma interação única. Muitos estudantes do Omã são voluntários IAESTE lá e estão sempre nos visitando, levando a gente ao shopping, super mercado, praias.. e qualquer lugar que vc precise ir. Aliás a iniciativa dos voluntários de lá me incentivou a voltar para o Brasil e ajudar os intercambistas daqui.

Fiz amigos para uma vida toda, visitei paisagens que jamais poderia ver na Europa e acima de tudo, deixei pra traz muitos mitos sobre a religião muçulmana. Mergulhei nessa cultura maravilhosa e conheci pessoas que estarão pra sempre no meu coração. Eu já morei em diversos países, mas nunca me senti tão bem recebida quanto no Omã.

Após o meu estágio terminar, meu namorado foi me visitar, alugamos um carro 4x4 (super barato) e fomos acampar por uma semana, sem destino certo, sem planos, mas com muita vontade de registrar na memória cada uma das estradas que passamos. Ajuda muito o fato do país ser super seguro e a internet movel ser uma das melhores do mundo! hahaha...

RESUMINDO: O OMÃ PODE SER A MELHOR VIAGEM DA SUA VIDA, ENTÃO ARRUME AS MALAS E TRANQUE SEUS PRECONCEITOS NO ARMÁRIO! "

Veja Também: